Boletim de urna em que votação de Haddad é maior do que o total de eleitores é falso

Imagem manipulada digitalmente circula no WhatsApp e foi republicada em rede social de Bolsonaro

Sarah Mota Resende
São Paulo

É falsa a imagem de um boletim de urna que circula em redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, indicando que o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, teve mais votos que o número de pessoas que usaram a urna eletrônica. 

Ainda de acordo com a peça de desinformação, os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB) não teriam tido nenhum voto, o que também é falso. 

Fernando Haddad, candidato à Presidência do PT, durante entrevista à imprensa em Curitiba - Rodolfo Buhrer/Reuters

De acordo com a foto digitalmente alterada, Haddad teria computado 9.909 votos, enquanto o número de eleitores que compareceram à votação seria de 477. A imagem viral, além de não mostrar o boletim inteiro, não mostra o número da seção e do município. 

O projeto Comprova teve acesso ao documento original documento original. A votação aconteceu na cidade de Nagoia, no Japão —município 30198, na documentação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Haddad teve, na verdade, nove votos (0009 na numeração do boletim). 

Além disso, Boletins de Urna regulares não exibem nomes de candidatos que não receberam votos, ao contrário do que a imagem que circula nas redes faz supor, como informa o TSE ao Comprova.

Também é possível observar que a foto falsa que circula na internet exibe borrões nos números dos candidatos que não teriam recebido nenhum voto, como no caso do dígito zero mais à direita junto aos nomes dos candidatos Alckmin e Bolsonaro.

O tucano e o candidato do PSL, que está no segundo turno com Haddad, obtiveram, respectivamente 11 e 372 votos em Nagoia. 

O boletim de urna original mostra que, naquela seção, de 777 eleitores aptos a votar, 477 compareceram e 300 não compareceram —estes dados conferem com os apresentados na imagem alterada. 

Os números de “resumo de correspondência” e código de verificação” são os mesmos na imagem falsa e na verdadeira. O horário também corresponde nas duas imagens. 

Além de circular em correntes de WhatsApp com o objetivo de deslegitimar as urnas eletrônicas, a imagem falsa do boletim de urna também foi compartilhada no perfil oficial de Jair Bolsonaro no Instagram pelo Stories —ferramenta em que fotos e vídeos desaparecem após 24 horas.

Comprova: Captura de tela do PDF, fornecido pelo TSE, do Boletim de Urna da votação na cidade de Nagóia, no Japão
Comprova: Captura de tela do PDF, fornecido pelo TSE, do Boletim de Urna da votação na cidade de Nagóia, no Japão - Reprodução
Comprova: Jair Bolsonaro (PSL) compartilha imagem falsa de Boletim de Urna em seu Instagram
Jair Bolsonaro (PSL) republica, no Instagram Stories, imagem falsa de Boletim de Urna - Reprodução/jairmessiasbolsonaro
 
 

Participou também da apuração deste texto o veículo BandNews FM, que integra o Comprova, projeto que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018. É possível sugerir checagens pelo WhatsApp da iniciativa, no número (11) 97795-0022.    

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.