Descrição de chapéu Eleições 2018

Ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa declara voto em Haddad

Barbosa chegou a dialogar com o candidato petista sobre integrar a equipe ministerial

Patrícia Pasquini
São Paulo

O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa declarou na manhã deste sábado (27), véspera da eleição, que votará no candidato do PT, Fernando Haddad. 

A intenção de voto de Joaquim Barbosa foi publicada em sua conta no Twitter. "Votar é fazer uma escolha racional. Eu, por exemplo, sopesei os aspectos positivos e os negativos dos dois candidatos que restam na disputa. Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei  em Fernando Haddad", diz o texto.

Por ter sido relator do processo do mensalão, que condenou dirigentes do PT envolvidos no escândalo, e optar pelo voto no candidato petista, Barbosa foi criticado por alguns internautas. "Você é um traidor da Pátria", diz um deles. 

Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF
Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF - Ueslei Marcelino - 19.apr.2018/REUTERS

"Kkkkk medo!? E o medo dos bandidos, dos corruptos, dos que saqueiam a política, o poder público?! O senhor não tem?! Só o povo tem?! Eu quero entender ainda o porque q o outro candidato é tão perigoso assim, se o aquilo q eu ouvir até agora é verdade!?"

 

"Não consigo entender @joaquimboficial enquanto o país luta contra a corrupção, o Sr. declara apoio ao sistema de maior intensidade da corrupção do país. Enquanto o juis @SergioMoroJuiz tenta varrer esse cancer do país, grande contribuição Dr. #MudaBrasil17"

"O humorista Marcelo Adnet também comentou a publicação. "Porque disse que vai torturar, perseguir adversários, matar 30 mil, promover guerra civil. Acabar com terra indígena, com cotas, com a cultura, a ciência. E pior: acabar com a escola pública. Muito medo, muito, até pra quem é, com razão, oposição ao PT."

Em maio deste ano, também no Twitter, Barbosa comunicou que não sairia candidato à Presidência da República. "Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal."

 Conforme a Folha noticiou, Fernando Haddad chegou a dialogar com o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa sobre a possibilidade de integrar a equipe ministerial. À época, o petista disse que o ex-ministro Joaquim Barbosa o recebeu em sua casa em Brasília para conversarem sobre o momento do país, mas não confirmou nem negou o convite.

Durante evento em São Paulo, Fernando Haddad (PT) celebrou o apoio público de Joaquim Barbosa à sua candidatura. “O que Joaquim Barbosa falou é o que todo mundo sabe e alguns têm medo de dizer. Infelizmente, nem todo mundo tem a coragem de admitir o risco que ele [Bolsonaro] realmente representa para o país”, afirmou Haddad neste sábado (27).

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro se manifestou sobre a declaração de Joaquim Barbosa no Twitter. "Em suas redes sociais, Joaquim barbosa divulga voto em Haddad, mas já está na história que ele mesmo disse que só Bolsonaro não foi comprado pelo PT no esquema de corrupção conhecido como Mensalão, que feria gravamente a democracia do nosso país anulando o Poder Legislativo", escreveu no Twitter.

O ministro aposentado reagiu. "Faço um esclarecimento público para desmentir uma manipulação que vem sendo feita ao longo desta triste campanha eleitoral", escreveu Barbosa, em seguida. "Até a data de hoje eu ignorei completamente o uso do meu nome na campanha por um dos candidatos. Mudei de ideia porque hoje reiterou-se a manipulação."

O filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o vereador Carlos Bolsonaro, ironizou o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa após este afirmar que o candidato fez manipulação ao citar seu nome.

"A pessoa fala com todas as letras e fica agora de mimimi! É inacreditável!"

 

João Doria (PSDB) comentou o apoio que o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa deu a Fernando Haddad.

Doria, que constrói sua campanha em torno do voto casado BolsoDoria, disse neste sábado (27) que “cada um faz a sua opção, e eu não faço a opção pela esquerda, mas por Jair Bolsonaro”. 

Frisou, em seguida, respeitar quem toma outra decisão eleitoral. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.