Descrição de chapéu Eleições 2018

Tropa nordestina de Bolsonaro tem professora, general, cartola e youtuber

Com um grupo de estreantes nas urnas, PSL elegeu 14 congressistas em seis estados do Nordeste

João Pedro Pitombo João Valadares
Salvador e Recife

Filmando com a câmera do telefone celular, André Fernandes ergue as mãos e, com o dedo indicador em riste, brada contra o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

“A polícia não tem culpa do patrão fuleiragem que é você. Tu, Camilo, não é homem suficiente para ser governador aqui do Ceará, não. Tu é um frouxo, um frouxo”.

O dono da voz estridente tem cerca 500 mil inscritos em seu canal do Youtube, 20 anos, seis meses de filiação ao PSL, acaba de tornar-se deputado estadual mais votado do Ceará, eleito com 109,7 mil votos.

André Fernandes faz parte da tropa de fiéis aliados que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no Nordeste, região que deu quase metade dos votos conquistados por Fernando Haddad (PT) no primeiro turno e onde o petista venceu em todos os estados.

Com um grupo formado praticamente por estreantes nas urnas, o PSL elegeu cinco deputados federais e nove deputados estaduais em seis estados do Nordeste. A bancada ainda é relativamente pequena, mas faz barulho.

Eleito deputado federal na Paraíba com 71 mil votos, o empresário Julian Lemos (PSL) é coordenador da campanha de Bolsonaro no Nordeste e comandante da tropa.

Julian diz que seu principal desafio é aproximar Bolsonaro dos nordestinos e reclama do que chama de "bombardeio de mentiras" direcionada ao presidenciável na região. Diz que o presidenciável não é contra o programa Bolsa Família e refuta a ideia de que ele tenha preconceito com o Nordeste.

“Eu sou uma das pessoas mais ligadas a ele e sou nordestino. Como ele tem preconceito com o Nordeste?”, questiona Julian.

A chegada de Julian no PSL, contudo, foi cercada, de polêmica. Ele foi criticado por antigos membros do partido na Paraíba e por membros de grupos de locais de direita, que destacavam o histórico penal do hoje deputado eleito.

Conforme revelado pela Folha em dezembro de 2017, Julian foi por três vezes alvo da Lei Maria da Penha, acusado de agressão pela irmã e pela ex-mulher, em casos que ocorreram em 2013 e 2016. Ele nega as acusações e dois dos casos foram arquivados.

Na Bahia, o braço direito de Bolsonaro é a professora Dayane Pimentel, 32, que notabilizou-se na internet após gravar vídeos nos quais tietava Jair Bolsonaro. Ela afirma ser uma ex-esquerdista que foi convertida aos valores de direita após uma temporada nos Estados Unidos.

Os vídeos gravados por Dayane chegaram ao capitão da reserva, que quis conhecê-la. Meses depois, estava comandando O PSL da Bahia e há uma semana saiu das urnas com 136 mil votos, consagrada como a quinta deputada federal mais votada da Bahia.

Antes da eleição, chegou até mesmo ser cotada para vice de Bolsonaro. Mulher e nordestina, era considerado o perfil ideal para ajudar o capitão reformado a avançar nessas duas fatias do eleitorado. A ideia foi abortada porque Dayane ainda não tem os 35 anos exigidos pela Constituição para quem disputa o cargo.

A tropa nordestina ainda tem o general reformado Girão Monteiro, eleito deputado federal no Rio Grande do Norte com 81 mil votos, desbancando nomes tradicionais como o senador José Agripino Maia (DEM).

Aos 63 anos, é conhecido pelo discurso linha-dura e causou polêmica no início ao defender “o uso da espada” pelos militares “para recolocarmos o Brasil no rumo certo, à direita”.

No Ceará, quem comanda as articulações pró-Bolsonaro é o economista Heitor Freire, eleito deputado federal com 97,2 mil votos. Nascido em Juazeiro do Norte, viveu 14 anos nos Estados Unidos, onde estudou finanças e trabalhou em bancos.

Diz que até dois anos atrás “tinha nojo da política”, mas passou a liderar protestos de rua no Ceará contra ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Seu parceiro de política no Ceará é o jovem André Fernandes, que desde os 14 anos faz sucesso na internet como youtuber e este ano foi eleito deputado estadual.

Ele costumava fazer esquetes de humor –há um vídeo no qual ele cumpre o desafio de cheirar sal e outro no qual faz um tutorial escrachado de como fazer depilação íntima. Há cerca de um ano, contudo, ele mudou o perfil de seu canal e passou a fazer vídeos focados em política e na defesa de Jair Bolsonaro.

Em Pernambuco, terra do ex-presidente Lula, o quartel-general de Bolsonaro ficou para o homem que comandou o PSL com mãos de ferro por quase 20 anos: o empresário Luciano Bivar, 73, que acaba de ser eleito deputado com 117 mil votos.

Bivar é o responsável direto pela entrada do capitão da reserva do Exército no PSL. Para isso, abriu mão do comando do partido e até brigou com o próprio filho. Sérgio Bivar era um dos articuladores do “Livres”, movimento que pretendia fazer do PSL um partido liberal com um perfil ideológico. Com a chegada de Bolsonaro, desfiliou-se do partido.

Além de empresário, Luciano Bivar foi também cartola de futebol. Em 2013, ganhou o noticiário nacional ao confessar que, na função de presidente do Sport Club do Recife, em 2001, pagou propina a dirigentes da CBF para assegurar a convocação de um jogador.

Hoje, ele deixa as polêmicas para trás e, mesmo antes do término do segundo turno, já iniciou articulações para eleger-se presidente da Câmara dos Deputados.

"É natural o maior partido da Casa fazer o presidente. O PSL vai chegar no dia primeiro de janeiro como o maior partido da Câmara. Haverá muitas migrações após o resultado das urnas", afirma.

Para avançar no segundo turno, a tropa nordestina têm recebido a adesão de aliados de outros partidos, caso do deputado federal eleito Capitão Wagner e do senador eleito Eduardo Girão, ambos do Pros do Ceará.

O grupo também tem apostado na difusão de memes e vídeos na internet com linguagem nordestina – já são pelo menos jingles de Bolsonaro em versão de forró.

Em um deles, um homem aparece dançando com duas armas nas mãos. Em outro, quem estrela é uma dançarina que, com roupas minúsculas, rebola embalada pelo bailão.

A ideia é viralizar conteúdos como este em toda a região, desbancando petistas e fazendo do Nordeste um arraiá bolsonarista. 

 

TROPA NORDESTINA DE BOLSONARO

Deputados federais eleitos

PB
Julian Lemos (PSL)

BA
Professora Dayane (PSL)

CE  
Heitor Freire (PSL)

PE
Luciano Bivar (PSL)

RN
General Girão (PSL)


Deputados estaduais eleitos

AL
Cabo Bebeto (PSL)

BA
Capitão Alden (PSL)

BA
Talita Oliveira (PSL)

CE
André Fernandes (PSL)

CE
Delegado Cavalcante (PSL)

MA
Pará Figueiredo (PSL)

PB
Cabo Gilberto Silva (PSL)

PB
Moacir Rodrigues (PSL)

RN  
Coronel Azevedo (PSL)

Fonte: TSE

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.