Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro passa virada do ano na Granja do Torto, em Brasília

Ele recebeu as visitas do futuro ministro Onyx Lorenzoni, do irmão, Renato, e do amigo Jacaré

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Na véspera da posse, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), passou o dia na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília.

Ele recebeu as visitas do futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do irmão, Renato, e de um amigo que se apresentou como Jacaré.

De acordo com o irmão, Bolsonaro e a família pretendem permanecer reunidos no Torto, onde devem ficar para a virada do ano, ao lado da mãe do eleito, Olinda.

No meio da tarde desta segunda-feira (31), apenas o senador eleito Flávio Bolsonaro já estava no Torto. Carlos foi a um shopping em Brasília e atraiu vários frequentadores do local, que fizeram selfies com o vereador eleito para a Câmara do Rio de Janeiro. 

Apoiadores de Bolsonaro tiram fotos no início da esplanada dos ministérios, único local onde o público tem acesso.
Apoiadores de Bolsonaro tiram fotos no início da Esplanada dos Ministérios - Pedro Ladeira /Folhapress

O deputado federal eleito Helio Lopes, que adotou o nome de Helio Bolsonaro (PSL), também foi à residência oficial e causou frisson entre os apoiadores do futuro presidente, que fizeram fila para tirar fotos com o subtenente do Exército, apadrinhado político do presidente eleito.

Cerca de 30 apoiadores, de diferentes lugares do país, se concentraram na porta da Granja do Torto à espera do político. Eles pediam aos visitantes para buscar Bolsonaro para cumprimentá-los.

Na Esplanada dos Ministérios, fechada para carros, apoiadores se misturaram durante o dia às forças de segurança e ambulantes que vendem bandeiras do Brasil e faixas de apoio ao futuro presidente.

Vestidos com chapéus de vaqueiro, o grupo Endireita Fortaleza organizou uma bateria para recepcionar Bolsonaro. Passou a tarde cantando de gritos de guerra a favor do presidente eleito até um "Fora, Renan".

No fim de tarde, o movimento dos turistas foi dispersado pela chuva. Mas parte deles, cerca de uma centena, continuou no local, abrigados na área externa da Biblioteca Nacional de Brasília ou da rampa do Museu Nacional.

Everaldo Pereira, 41, viajou de Araputanga (MT) para ver a posse de Bolsonaro e pretende passar a noite na esplanada. "Vim sozinho, eu e Deus", diz ele, que é cadeirante. "Estou tentando montar uma estratégia para ficar bem em frente quando o presidente passar."

O evento da posse de Bolsonaro está marcado para começar por volta de 14h45 na Catedral de Brasília. De lá, ele deve desfilar ao lado da futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em um veículo que vai levá-lo até o Congresso Nacional para tomar posse como presidente.

Ainda há dúvidas sobre se Bolsonaro descerá a avenida no tradicional Rolls Royce presidencial, ou fará o trajeto em carro fechado. O GSI (Gabinete de Segurança institucional) realizou dois ensaios da posse.

Na sequência, seguirá para o Planalto e, à noite, participará um coquetel no Palácio do Itamaraty.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.