Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro prioriza agradecimentos e deixa economia de lado em discursos

Novo presidente foi um dos que fez mais agradecimentos em discursos inaugurais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha utilizou modelo estatístico para comparar prioridades de cada presidente em seus discursos inaugurais. Foram analisadas 63 mil palavras, que foram agrupadas em oito temas.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi um dos que mais fez agradecimentos e um dos que menos falou de economia.

 

Cortesias, agradecimentos e elogios

Os presidentes tendem a agradecer aos presentes na cerimônia; ao povo; às instituições públicas, como a Justiça Eleitoral e o Congresso; à família; e a Deus.

Exemplos de discursos

Economia

Tema caro a quase todos, mas com variantes. Lula enfatizou expansão para ajudar pobres; Jânio, austeridade para pagar dívidas. Bolsonaro foi o que menos falou do assunto (13%) desde Médici (1969). 

Exemplos de discursos

Crenças e valores

Os discursos enaltecem o povo e a história brasileira, as instituições (partidos e Forças Armadas, por exemplo) e a democracia, além de evocarem o patriotismo e outros valores morais.

Exemplos de discursos

Política Externa

Dutra menciona a continuidade da cooperação com as Nações Unidas e os Estados Unidos após a 2ª Guerra Mundial; já Collor enfatiza a abertura do país para relações bilaterais e coletivas.

Exemplos de discursos

Menção a problemas

Combate à corrupção é recorrente, citado por Dilma e Bolsonaro. Também são mencionados conflitos com a opinião pública (por Costa e Silva) e ameaças à Constituição (Goulart).

Exemplos de discursos

 

Políticas sociais

FHC (1995) deu destaque à área, especialmente para área educacional e cultural. Itamar citou bastante direito à cidadania e o cuidado com os mais velhos, crianças e miseráveis.

Exemplos de discursos

Propostas políticas

Getúlio, na instituição do Estado Novo, justifica a promulgação de uma nova Constituição; Castelo Branco menciona a restauração da liberdade democrática, contra fraudes e distorções.  

Exemplos de discursos

 

Outros

Aqui estão agrupados tópicos como pedido a Deus para ajudar o povo e novo governo, palavras sobre a responsabilidade do cargo e pedido de confiança aos opositores.

Exemplos de discursos

A reportagem não localizou o áudio de alguns dos discursos.

*Foram considerados 2 discursos de cada presidente, em geral o do Congresso e da Justiça eleitoral; apenas para Bolsonaro foram 3 (também no parlatório), pois todos foram breves.

Fontes: Biblioteca da Presidência da República, livro “Palavra de Presidente: os discursos presidenciais de posse, de Deodoro a Lula” de João Bosco B. Bonfim, livro “Discursos Selecionados do Presidente Jânio Quadros” de Camille Bezerra de Aguiar Muniz e Acervo da Folha

Infografia: Simon Ducroquet, Pilker e Thiago Almeida; Desenvolvimento: Pilker e Thiago Almeida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.