Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Após bate-boca, oposição levanta cartazes de laranjas e toma bronca de Maia

Presidente da Câmara negou que estivesse se posicionando em favor de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Após bate-boca com o PSL, a oposição levantou cartazes com laranjas no plenário da Câmara e tomou bronca do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta quarta-feira (20). 

Aos gritos de "laranja, laranja", os parlamentares levantaram placas em referência ao esquema de candidaturas laranjas do partido do presidente Jair Bolsonaro revelado pela Folha.

Oposição levanta cartazes com laranjas no plenário da Câmara; ato foi repreendido por Maia, presidente da Casa
Oposição levanta cartazes com laranjas no plenário da Câmara; ato foi repreendido por Maia, presidente da Casa - Angela Boldrini/Folhapress

"Quem está com a laranja está descumprindo o regimento da Casa", afirmou Maia. Ele foi aplaudido por deputados governistas, mas negou que estivesse se posicionando em favor de Bolsonaro. "Eu avisei isso na primeira reunião de líderes: pode fazer manifestação democraticamente, agora é ilegal o que vocês estão fazendo aqui. Não estou defendendo ninguém não, não pode carregar nada."

Deputados do PSL e do PT têm discutido diariamente no plenário da Casa, com base em uma estratégia governista de responder aos questionamentos da oposição.

A estratégia é nova: em outros governos, dizem os parlamentares, reinava a máxima de "oposição é plateia, governo é placar", segundo a qual a base abre mão de tempo de fala para acelerar votações. 

Parlamentares do governo ligados às redes sociais, porém, dizem que têm sido cobrados em suas bases para fazer pronunciamentos contra deputados de partidos de esquerda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.