Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Internado há 10 dias em SP, Bolsonaro tem nova melhora e volta a fazer caminhadas

Presidente foi submetido a uma cirurgia para reconstrução do trânsito intestinal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há dez dias internado, o presidente Jair Bolsonaro retomou nesta quarta-feira (6) as caminhadas pelos corredores do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Pelo segundo dia consecutivo, o boletim médico informa uma melhora no quadro de evolução do presidente, que foi submetido a uma cirurgia para reconstrução do trânsito intestinal no dia 28.

"Evolui com quadro clínico estável, sem dor ou febre, com melhora dos exames laboratoriais e de imagem", diz o boletim.

De acordo com o documento, Bolsonaro permanece internado na unidade semi-intensiva do hospital e segue ingerindo apenas líquidos via oral em associação à nutrição parental.

"A saúde do presidente evolui como esperado, ele caminhou algumas vezes no corredor do hospital, realizou exames e atividades respiratórias", afirmou o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.

Ele continua com uma sonda nasogástrica, que ajuda no controle de náuseas e vômitos, e está com um dreno no abdômen para retirada de líquido que se acumulou na região.

O porta-voz informou que é esperada a retirada do dreno nos próximos dias, já que houve redução de líquido.

Inicialmente, a previsão era de que Bolsonaro tivesse alta nesta quarta, quando são completados cinco meses do atentado à faca do qual foi vítima em ato de campanha e que o levou a uma série de cirurgias.

A data foi adiada depois de ele ter tido febre no fim de semana e os médicos terem detectado um possível início de infecção, o que também havia suspendido as caminhadas.

Segundo Rêgo Barros, a equipe médica responsável pela cirurgia e recuperação do presidente ainda não tem estimativa para que ele possa sair do hospital.

Pela manhã, Bolsonaro escreveu nas redes sociais que está 'cada dia melhor'.

"Hoje já caminhei, fiz atividades respiratórias, exames positivos e funções fisiológicas em plena evolução. Continuamos daqui do hospital despachando como mostrado na foto ontem e utilizando as redes sociais como divulgação de informações de nosso time", disse.

À tarde, fez novo post no Twitter com uma imagem do ex-presidente Lula e a notícia de que ele havia sido condenado a 12 anos de prisão no caso do sítio de Atibaia.

O presidente segue com visitas restritas e conversou por telefone com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Segundo o porta-voz, foram tratados apenas assuntos pessoais entre eles.

A previsão é de que Bolsonaro siga internado pelo menos até a próxima segunda (11), quando será encerrado um tratamento por antibióticos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.