Descrição de chapéu Eleições 2020

Rodrigo Manga (Republicanos) confirma favoritismo e é eleito em Sorocaba

Vereador do Republicanos derrotou a atual prefeita Jaqueline Coutinho (PSL)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Vereador há dois mandatos, Rodrigo Manga (Republicanos), 40, foi eleito neste domingo (29) prefeito de Sorocaba para os próximos quatro anos, confirmando o favoritismo apresentado no primeiro turno da eleição municipal, há duas semanas.

Manga obteve 52,58% dos votos válidos neste domingo, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e derrotou a atual prefeita, Jaqueline Coutinho (PSL), 54, que alcançou 47,42% dos votos válidos.

No último dia 15, Manga avançou ao turno final com 39,42% dos votos válidos, 116.020 votos, enquanto a prefeita passou com 16,63% (48.955), menos de um ponto percentual à frente do ex-deputado estadual Raul Marcelo (PSOL), que obteve 15,87%.

Manga disputou sua primeira eleição aos 32 anos, em 2012, quando foi eleito vereador pelo PP, o sexto mais votado da Câmara, com 4.778 votos, 1,53% dos votos válidos.

Rodrigo Manga com apoiadoras durante a campanha em Sorocaba
Rodrigo Manga com apoiadoras durante a campanha em Sorocaba - Divulgação

Quatro anos depois, pelo DEM, foi o mais votado, com 3,86% dos votos válidos —11.471, no total.
Chegou à eleição deste ano com a maior coligação de Sorocaba, composta por oito partidos (Republicanos, PL, PROS, PP, PRTB, PSD, PTC e PSB), ante os cinco da prefeita (PSL, MDB, PSC, PSB e Patriota).

Jaqueline foi eleita vice-prefeita em 2016 pelo PTB, na chapa com José Crespo (DEM), 65, mas assumiu a prefeitura após o titular ter sido cassado depois de ser investigado por uma CP (Comissão Processante) devido a supostas irregularidades na contratação de voluntários.

Com sua derrota, o PSL, partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disputou a eleição de 2018, não conseguiu vencer a disputa mais importante que a legenda tinha neste domingo no país. A outra participação da sigla no segundo turno foi também em uma cidade paulista, Praia Grande.

A campanha no interior foi marcada pela ausência da figura do governador João Doria (PSDB) até mesmo entre os favoritos.

A eleição em Sorocaba contou com oito candidatos neste ano no primeiro turno. Também participaram da disputa o ex-deputado Raul Marcelo (PSOL), 41, a deputada estadual Maria Lúcia (PSDB), 69, o médico Leandro Fonseca (DEM), 41, os professores Flaviano Lima (Avante), 51, e Renan Santos (PDT), 35, e o jornalista Carlos Peper (Solidariedade), 59.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.