O que Aécio, Gleisi e outros políticos dariam a Lula e a Bolsonaro em um amigo secreto? Assista

O impeachment, a Constituição, humildade e camisa de força foram alguns dos 'presentes' citados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O tucano Aécio Neves (MG) é apontado por petistas como um dos grandes responsáveis por insuflar o radicalismo político que culminaria na eleição de Jair Bolsonaro (hoje no PL), em 2018 —em linhas gerais, dizem, por lançar dúvidas infundadas sobre o resultado das eleições de 2014 e, depois, atuar na linha de frente do impeachment de Dilma Rousseff (2016).

Bastante recluso desde que entrou em um ocaso político após figurar no escândalo da JBS, Aécio tenta, aos poucos, dar a volta por cima. Preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, mas, diferentemente de antes, age agora quase que exclusivamente nos bastidores e longe dos holofotes.

Na manhã do último dia 15, em dos corredores da Câmara, ele foi questionado pela Folha sobre qual presente de Natal daria a Lula, caso tirasse o petista em um hipotético amigo secreto da capital da República. Ele ficou em silêncio por 15 segundos antes de responder.

Montagem com fotos de Aécio Neves e Gleisi Hoffmann
Os deputados federais Aécio Neves (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT) - Ranier Bragon/Folhapress

Abordado minutos depois, quase no mesmo local, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente que desbancou os tucanos na cruzada antilulista, quis saber antes de onde eram os repórteres que faziam a pergunta.

O líder do governo Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), não só apontou o presente que daria a Lula como fez considerações sobre a gestão do petista (2003-2010) que não se assemelham nem um pouco às manifestadas pelo seu atual chefe e pelo bolsonarismo em geral.

E o que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, daria de presente a Bolsonaro? Ou Luis Miranda (DEM-DF), o deputado federal aliado que, depois, virou desafeto do chefe do Executivo?

Assista, no vídeo a seguir, as respostas desses e de outros políticos à mesma pergunta: qual presente escolheriam para Lula ou para Bolsonaro, os dois concorrentes mais bem posicionados, hoje, na corrida presidencial de 2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.