Entenda as diferenças entre as principais pesquisas eleitorais do país

Veja quem financia cada levantamento, qual a metodologia e como é divulgado

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Rio de Janeiro

As eleições se aproximam, e as pesquisas para saber quem os brasileiros pretendem alçar ao poder vão ficando cada vez mais frequentes. A Folha explica abaixo as diferenças entre oito dos levantamentos de maior relevância realizados por institutos e empresas privadas no país.

Se de um lado veículos de comunicação são os principais financiadores das sondagens eleitorais feitas pelo Datafolha (do Grupo Folha), pelo Ipec, pela PoderData (do grupo Poder360) e pela Ideia (parceira da revista Exame), de outro, instituições financeiras também têm despontado como contratantes.

Desenho de pessoas andando em rua cinza
Entenda a diferença entre as principais pesquisas eleitorais no país - Catarina Pignato

É o caso das pesquisas produzidas pela Futura, majoritariamente custeadas pelo banco ModalMais; pelo Ipespe, encomendadas principalmente pela XP Investimentos; e pela Quaest, que neste ano tem um contrato de exclusividade com a corretora Genial Investimentos, do Banco Genial.

Já o Ipec, o antigo Ibope, normalmente divide seus custos com qualquer tipo de instituição que queira incluir perguntas em suas pesquisas periódicas, e o Instituto MDA virou parceiro da associação sindical CNT (Confederação Nacional do Transporte).

A maioria deles aceita encomendas de empresas e de partidos ou políticos. As pesquisas que serão divulgadas à população, porém, devem obrigatoriamente ser registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até cinco dias antes.

Em geral, para medir as intenções de voto para presidente em todo o país eles entrevistam um mínimo de 2.000 pessoas em pontos de fluxo, nos domicílios ou por telefone, com margem de erro média de até três pontos percentuais. A frequência dos levantamentos depende das encomendas.

DATAFOLHA

  • Quem conduz as pesquisas: Datafolha, instituto que pertence ao Grupo Folha
  • Quem financia: Folha de S.Paulo e, em alguns casos, a TV Globo, em parceria com o jornal; não aceita encomendas de partidos ou políticos
  • Tipos de pesquisa: Para presidente e governadores e senadores em 3 estados (SP, RJ e MG)
  • Frequência das pesquisas: Quando contratadas
  • Como são feitas as pesquisas nacionais: cerca de 2.500 entrevistados pessoalmente em pontos de fluxo, com margem de erro média de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%
  • Como é feita a divulgação: Pela Folha ou pela TV Globo; os resultados são entregues no mesmo dia ou no dia seguinte à coleta de dados

IPEC, ANTIGO IBOPE

  • Quem financia: Ipec, dividindo os custos com veículos de comunicação, empresas, partidos ou políticos, entidades de classe ou organizações do terceiro setor que desejem incluir perguntas
  • Tipos de pesquisa: Nacional e estaduais; legislativas apenas em condições específicas
  • Frequência das pesquisas: Quando contratadas
  • Como são feitas as pesquisas nacionais: 2.000 ou 3.008 entrevistados presencialmente nos domicílios, com margem de erro de 2,2 a 1,8 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%
  • Como é feita a divulgação: Pelo contratante, que recebe os resultados no próprio dia da coleta de dados ou no dia seguinte

IPESPE/XP

  • Quem conduz as pesquisas: Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas)
  • Quem financia: XP Investimentos, instituição financeira pertencente à XP Inc.; veículos de comunicação, empresas e partidos políticos também podem contratar
  • Tipos de pesquisa: Nacionais, estaduais e municipais
  • Frequência das pesquisas: Mensal
  • Como são feitas as pesquisas nacionais: De 1.000 a 2.000 entrevistados por telefone ou presencialmente (nos domicílios e em pontos de fluxo), dependendo da pesquisa. A margem de erro é de 3,2 ou 2,2 pontos percentuais, respectivamente, e o intervalo de confiança é de 95%
  • Como é feita a divulgação: Os clientes recebem o relatório geralmente na véspera da divulgação ao público em geral; quanto aos clientes do mercado financeiro, os resultados são enviados após o horário de fechamento da Bolsa e divulgados antes da abertura, por motivos de compliance

QUAEST/GENIAL

  • Quem conduz as pesquisas: Quaest (empresa)
  • Quem financia: Genial Investimentos, corretora digital de investimentos controlada pelo Banco Genial; contrato impede outras encomendas neste ano, mas geralmente aceitam de veículos de comunicação, empresas, partidos ou políticos, entre outros
  • Tipos de pesquisa: Para presidente e para governadores e senadores em 4 estados (SP, RJ, MG e BA)
  • Frequência das pesquisas: Semanal desde setembro; pesquisas estaduais são bimestrais e devem ficar mais frequentes perto da eleição
  • Como são feitas as pesquisas nacionais: Entre 1.500 e 5.000 entrevistados presencialmente nos domicílios (em municípios e locais sorteados), com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%
  • Como é feita a divulgação: Veículos de comunicação recebem os resultados junto com os clientes da Genial, na primeira quarta-feira do mês; a corretora recebe os dados no dia anterior

IDEIA/EXAME

  • Quem conduz as pesquisas: Ideia (empresa)
  • Quem financia: Revista Exame, que pertence ao mesmo grupo que controla o banco BTG Pactual; já as pesquisas do Ideia internas e privadas (sem registro e divulgação) têm como foco empresas, e não partidos ou políticos
  • Tipos de pesquisa: Nacional (o portal Metrópoles também financia uma pesquisa apenas no Distrito Federal)
  • Frequência das pesquisas: Mensal
  • Como são feitas as pesquisas nacionais: 1.500 entrevistados por telefone, com margem de erro de até 3 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%
  • Como é feita a divulgação: A Exame recebe os resultados após o fechamento do mercado e divulga em seus canais oficiais antes da próxima abertura; o tempo entre a coleta de dados e a divulgação é sempre o mínimo possível

FUTURA/MODALMAIS

  • Quem financia: Banco ModalMais; empresas, partidos e políticos também podem contratar, e pesquisas estaduais normalmente são pagas por órgãos de comunicação
  • Tipos de pesquisa: Nacional, estaduais, municipais e legislativas durante os períodos eleitorais, com foco maior no Espírito Santo
  • Frequência das pesquisas: Mensal e semanal em anos eleitorais (desde julho) e quando contratadas
  • Como são feitas as pesquisas nacionais: 2.000 entrevistados por telefone ou pessoalmente em pontos de fluxo das cidades, com margem de erro média de 2,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%
  • Como é feita a divulgação: Banco ModalMais distribui para a mídia em geral até 24 horas após a entrega dos resultados

PODERDATA

  • Quem conduz as pesquisas: PoderData, empresa do grupo de mídia Poder360
  • Quem financia: Poder360; aceita encomendas de empresas, mas não de partidos ou políticos
  • Tipos de pesquisa: Nacionais e estaduais
  • Frequência das pesquisas: A cada 15 dias
  • Como são feitas as pesquisas nacionais: 3.000 entrevistados respondem pelo teclado do telefone a gravações automatizadas, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. As ligações são aleatórias e anonimizadas, com base em bancos de dados públicos, por isso é comum a realização mais de 100 mil chamadas até que todos os grupos demográficos sejam encontrados proporcionalmente. As entrevistas só são consideradas quando todas as perguntas são respondidas
  • Como é feita a divulgação: São publicadas pelo jornal digital Poder360 e depois ficam à disposição do público em geral

MDA/CNT

  • Quem financia: CNT (Confederação Nacional do Transporte); as pesquisas estaduais são financiadas por empresas, partidos ou políticos
  • Tipos de pesquisa: Para presidente, governadores e legislativo
  • Frequência das pesquisas: 8 rodadas ao longo do ano
  • Como são feitas as pesquisas nacionais: 2.000 entrevistados presencialmente nos domicílios (em municípios e locais sorteados proporcionalmente), com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%
  • Como é feita a divulgação: Pela CNT, que recebe os resultados no dia seguinte à coleta dos dados; as estaduais são feitas para consumo interno, sem divulgação nem registro no TSE
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