Descrição de chapéu Folha Informações jornalismo

Lula não recebeu papel com resposta em entrevista ao Jornal Nacional, ao contrário do que afirmam posts

Folha que aparece na gravação é de Renata Vasconcellos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Conteúdos no Twitter, Instagram, Facebook e Telegram mentem ao afirmar que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um papel com a resposta para uma das perguntas feitas por William Bonner em entrevista ao Jornal Nacional no último dia 25 de agosto.

As peças desinformam ao publicar que Bonner, Renata Vasconcellos ou uma outra pessoa teria entregado uma cola ao petista, sugerindo que as perguntas feitas a ele durante série de sabatinas do programa com os candidatos à Presidência tivessem sido combinadas.

"Vão jogar uma folha para ele responder, dá uma olhada", diz o autor de um post no Instagram que utiliza a gravação do programa. "Quem entregou papel a Lula pra ele ler a resposta no JN? Transparência já!", questiona um usuário do Twitter.

Ontem (28), os tuítes recomeçaram a aparecer após o primeiro debate presidencial na TV, organizado em pool por Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura. "Lula não foi tão bem (como no JN) porque não deram papel para ele ler na hora" e "Lula no JN tinha papel com respostas combinadas... kkkk ex-presidiário" são alguns exemplos dos conteúdos mentirosos que circularam na rede.

Procurada, a área de comunicação da Globo explicou que o papel que aparece na câmera em frente a Lula era, na verdade, de Renata. "A jornalista aparece de costas na câmera encarregada de filmar Lula, folheando suas próprias anotações", afirmou o grupo. De acordo com nota da Globo, "é absurda e ofensiva a suposição de que as perguntas foram combinadas".

A emissora não tem como disponibilizar outro ângulo da entrevista porque apenas o que vai ao ar fica gravado. "As demais câmeras ficam à disposição do diretor, que faz o corte no momento da entrevista, sem serem gravadas."

A área de comunicação da Globo afirmou ainda que Renata e Bonner "tinham, em todas as entrevistas, dados relativos às perguntas deles impressos, como as câmeras mostraram inúmeras vezes". E enviou imagens com os quatro candidatos que participaram da série de entrevistas para mostrar a disposição deles na mesa e dos papéis com anotações dos apresentadores, como é possível ver na galeria a seguir.

À Folha, a assessoria de imprensa de Lula disse que "as entrevistas no Jornal Nacional seguiram as mesmas regras para todos os candidatos" e que as perguntas não foram combinadas com o candidato. "Grupos bolsonaristas fantasiam fake news com fins políticos", afirmou o órgão.

O Jornal Nacional foi alvo de outra checagem recente da Folha, que verificou ser manipulado vídeo em que Renata Vasconcellos apresenta pesquisa falsa com Bolsonaro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.