Tuítes confundem ao relacionar Bolsonaro a números de urna errados

Conteúdos ferem normas do Twitter, que exclui posts denunciados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Conteúdos falsos ligando os nomes dos candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) a números de urnas que não são os deles estão crescendo no Twitter.

O número do atual presidente é 22 e o do ex-mandatário petista, 13. A maioria dos posts com esse tipo de conteúdo prejudica Bolsonaro, relacionando-o ao 17, número de urna que foi dele na eleição de 2018. Conteúdos usam hashtags como #B17 e #Bolsonaro17.

Para confundir, usuários também escrevem "Vote 17", associando a expressão ao nome do atual chefe do Executivo. Mais de cem tuítes com esse conteúdo foram publicados apenas nos últimos dez dias, enquanto que, de março de 2019 até abril de 2022, foram apenas 40 vezes, segundo levantamento realizado no TweetDeck, ferramenta do Twitter que monitora citações na rede.

Embora com menos frequência, alguns posts ligam o 17 também ao nome de Lula. E, outros, usam o número 13, que pertence ao petista, para dizer que é o de Bolsonaro.

Nesta segunda-feira, dia 22, apoiadores do presidente estão usando a data para reforçar o número correto. "Bolsonaro hoje no Jornal Nacional - Povo Brasileiro hoje dia 22 de dois mil e 22. Vote 22. Brasil Acima de tudo. Deus acima de todos", escreveu um usuário. "Hoje é dia 22 e em 2022 vote 22", tuitou outro.

Bolsonaro, homem branco, veste camisa social branca, gravata azul-clara, paletó escuro. Ele sorri
O presidente Jair Bolsonaro, em Brasília; seu número de urna é 22 - Sergio Lima - 11.jul.2022/AFP

Ao digitar o número errado na urna no dia da eleição, o eleitor acabará anulando o voto, como explica o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em seu site.

Posts que são denunciados estão sendo excluídos pelo Twitter por ferirem as normas da plataforma. "Você não pode usar os serviços do Twitter para manipular nem interferir em eleições ou outros atos cívicos", informa a política de integridade cívica da rede. Como exemplos, são citados a publicação e compartilhamento de conteúdo "que suprima a participação ou induza as pessoas ao erro sobre quando, onde ou como participar de um ato cívico".

Para denunciar um conteúdo, basta clicar nos três pontinhos no canto superior direito do tuíte e em Denunciar anúncio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.