Descrição de chapéu Eleições 2022

Consulte número dos candidatos a deputado federal por SP

Serão eleitas cerca de 70 cadeiras ao Congresso, que representam o estado mais populoso do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um total de 1.420 candidatos disputam a eleição para a Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para votar na urna eletrônica é preciso indicar o número do candidato ou legenda escolhida.

Os postulantes disputam 70 cadeiras reservadas à unidade federativa, em representação ao tamanho de sua população, a maior do país.

É possível ver os números dos concorrentes à Câmara dos Deputados por São Paulo, em ordem alfabética e com os nomes de exibição na urna eletrônica, no sistema de ficha dos candidatos, criado pela Folha para agregar informações como o perfil e declaração de bens de cada candidato a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Também é possível encontrar informações sobre os candidatos a deputado federal por São Paulo no sistema de candidaturas do TSE, que agrega dados sobre o pleito em todo o país.

Modelo de urna que será usada nas eleições - Rubens Cavallari/Folhapress

Veja números dos candidatos a deputado federal por SP

Na corrida para cargos majoritários, como os de presidente e governador, o pleito ocorre em um ou dois turnos. Caso um candidato tenha maioria absoluta, ou seja, 50% mais um dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), será o vencedor. Se nenhum atingir esse número, a eleição terá nova rodada, entre os dois mais bem cotados, marcada para o dia 30 de outubro.

Para os cargos de deputado federal e deputado estadual, porém, vigora o princípio proporcional para a contagem dos votos, que considera na distribuição das cadeiras da Câmara a soma dos votos recebidos pelos candidatos do partido.

A partir de um quociente eleitoral –uma quantidade de votos mínimos para que um candidato seja eleito para o cargo– os eleitores votam nos candidatos e nas legendas, que serão computados para classificar na lista do partido aqueles que irão para o Congresso.

Os que obtiverem votos para além do quociente eleitoral os repassam para os que não alcançaram por pouco a marca, alavancando mais candidatos.

A eleição para deputado federal também é importante porque define se, e o quanto um partido receberá de fundo partidário e de tempo de TV na próxima eleição.

plenário em foto aberta, com poucos parlamentares presentes e muitas cadeiras vazias. Nas laterais, placares de votação
Plenário da Câmara dos Deputados no Congresso Nacional, em Brasília - Roque de Sá - 11.jun.22/Agência Senado

Cola eleitoral: Preencha e imprima com os dados dos seus candidatos

Pesquisas eleitorais: veja aqui os resultados das pesquisas eleitorais divulgadas durante a campanha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.