É falso que voto será anulado se eleitor confirmar escolha após mensagem para conferir a opção

Vídeos com conteúdos semelhantes trazem desinformação sobre dia da votação no WhatsApp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Circula no WhatsApp vídeos com informações falsas sobre o voto na urna eletrônica. Conteúdos semelhantes afirmam que, se o eleitor clicar na tecla "confirma" logo que aparece uma mensagem para conferir o voto, a escolha será anulada.

"Se você apertar a tecla verde [confirma], porque não é 'confirma', é 'confira', você perde o seu voto, o seu voto é anulado", desinforma a autora de uma das versões da gravação falsa, que se apresenta como Sheila.

No simulador de voto na urna eletrônica disponibilizado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), qualquer pessoa pode conferir e praticar o passo a passo de como funciona o processo no dia da votação. Ao fazer o teste, é possível verificar que é, sim, preciso clicar na tecla verde, a de "Confirma", após a escolha de cada candidato.

Fotografia colorida mostra duas urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral brasileiro. Elas estão lado a lado  sobre uma mesa bege.
Voto não é anulado caso eleitor aperte para confirmar escolha após lembrete de conferir - Rubens Cavallari - 23.ago.2022/Folhapress

Nesta eleição, serão cinco cargos em disputa, que devem ser digitados nesta ordem na urna: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

Para auxiliar na votação, a Folha criou uma cola eleitoral, em que o eleitor pode anotar os dados dos candidatos e levar para a cabine de votação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.