É falso que voto é anulado quando só se escolhe presidente na urna

Conteúdo de desinformação já circulou no WhatsApp em eleições anteriores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É falsa mensagem que circula no WhatsApp e outras redes sociais afirmando para os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que, "se você votar só para presidente, e votar em branco nas outras opções, o seu voto será considerado como parcial, e será anulado".

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), "votos nulos e em branco não anulam a eleição". O órgão já desmentiu conteúdo semelhante, inclusive em eleições anteriores. Esses votos "não possuem valor algum; são descartados do processo de apuração e considerados apenas como estatística."

Ainda como explica o tribunal, a Constituição estabelece que "o candidato eleito é aquele que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os em branco e os nulos, que são considerados inválidos".

Em primeiro plano, teclado preto de uma urna eletrônica desfocado; ao fundo, urna focada com teclado com as teclas BRANCO (cor branca), CORRIGE (cor vermelha) e CONFIRMA (cor verde)
Conteúdo mente ao afirmar que voto é anulado quando só se escolhe presidente na urna - Rubens Cavallari - 22.ago.2022/Folhapress

O autor da mensagem falsa diz que o alerta está sendo feito a pedido de uma pessoa que realizou o treinamento para ser mesário e afirma que, para que o voto para presidente seja computado, é preciso escolher candidatos para os outros cargos em jogo nesta eleição (governador, senador e deputados federal e estadual).

No final, o conteúdo engana mais uma vez ao declarar que 12 milhões de votos foram invalidados na eleição passada, informação também já desmentida pelo TSE.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.