Descrição de chapéu Eleições 2022

Folha lança Match Eleitoral para ajudar na escolha de deputado e senador em SP

Por meio de perguntas, ferramenta mostra candidatos com que o leitor tem mais afinidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha e o Datafolha lançam o Match Eleitoral 2022, que facilita a escolha dos candidatos à Câmara dos Deputados e ao Senado em São Paulo.

O recurso funciona como um Tinder, o aplicativo de relacionamentos, da política. Para ajudar os eleitores, a ferramenta indica os candidatos com os quais o leitor "dá match", ou seja, tem mais identificação.

O Datafolha entrevistou candidatos e criou um banco de dados de suas respostas em relação a temas econômicos, políticos e de comportamento.

Chamada Match Eleitoral
No Match Eleitoral, eleitor descobre qual candidato tem mais afinidade com ele ao responder 20 perguntas - Folhapress

Quem fizer o teste vai receber as mesmas perguntas, como "a pena de morte é a melhor punição para indivíduos que cometem crimes graves?" e "a proteção excessiva ao meio ambiente atrapalha o desenvolvimento dos negócios e prejudica o Brasil?", e suas respostas serão cruzadas com as de todos os candidatos a deputado federal e a senador que incluíram suas informações na plataforma. O resultado é apresentado em uma escala de afinidade.

Quem responde ao Match também destrava a aba Match Eleitoral nas fichas dos candidatos, página que reúnes todos os dados declarados ao TSE e onde as respostas podem ser lidas de uma vez.

A ferramenta foi lançada com uma base de 982 candidatos, cerca de 64% do total de inscritos no estado. Representantes dos 32 partidos que disputam a eleição estão presentes no módulo paulista da plataforma até agora.

"A atuação do centrão mostra como é imperativo fazer escolhas bem informadas nas eleições legislativas, que acabam ofuscadas pelo protagonismo do pleito presidencial. O Match Eleitoral é ferramenta fundamental para esta escolha bem informada", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

A base de informações do Match Eleitoral é aberta, e novos nomes serão incorporados até a eleição mediante pedido para participar. Os candidatos devem procurar o instituto por email (matcheleitoral@datafolha.com.br) ou pelo telefone 3224-3863 para agendamento.

Em 2018, mais de 1 milhão de testes foram feitos até a véspera da votação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.