Ipec: Lula tem 46% contra 31% de Bolsonaro no 1º turno

No segundo turno, o petista aparece com 53% das intenções de voto, contra 36% do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46% das intenções de voto na corrida eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 31%, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta segunda (12).

No levantamento anterior, realizado há uma semana, o petista tinha 44% (ou seja, oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro) e o atual mandatário, os mesmos 31%. A diferença entre eles passou de 13 para 15 pontos percentuais.

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) - Marlene Bergamo e Zanone Fraissat/Folhapress

Em seguida, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 8% para 7% em relação à pesquisa anterior, feita nos dias 2 a 4 de setembro. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) se manteve com 4%.

O Ipec ouviu 2.512 brasileiros de 9 a 11 de setembro, em 158 municípios do país, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01390/2022.

Outros candidatos que pontuaram nesta rodada foram Luiz Felipe d’Avila (Novo) e a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), que seguem com 1%.

Os que pretendem votar em branco ou nulo agora somam 6%, e os que não sabem são 4%. Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Questionados sobre quem elegeriam no segundo turno, 53% dos entrevistados indicaram Lula e 36%, Bolsonaro. A diferença entre eles variou de 16 para 17 pontos em relação à última aferição, quando eles tinham 52% e 36%, respectivamente.

Na pesquisa espontânea de primeiro turno, na qual o entrevistado não vê os nomes dos candidatos à Presidência, Lula é o mais lembrado. O petista passou de 42% para 44% nesse tipo de resposta, dentro da margem de erro.

Já Bolsonaro manteve os mesmos 30%. Ciro Gomes oscilou de 4% para 5% das menções, Simone Tebet permanece com 2%, e os demais candidatos registraram menos que 1% ou não foram citados.

O Ipec calculou também os votos válidos, excluindo brancos ou nulos —um candidato precisa superar 50% deles para vencer em primeiro turno.

Nessa conta, o petista flutuou de 50% para 51%, enquanto o atual mandatário manteve-se em 35%, indicando que segue imprevisível a possibilidade de vitória na primeira votação, considerando a margem de erro do levantamento.

A rodada mostra ainda uma oscilação negativa na avaliação da gestão Bolsonaro: 45% a acham ruim ou péssima (ante 43% na semana passada), os mesmos 30% a consideram ótima ou boa, e 23% a veem como regular (eram 25%).

A pesquisa aponta que 59% dos brasileiros reprovam a maneira de governar do presidente, enquanto 35% a aprovam. Na rodada anterior, os números foram 57% e 38%, respectivamente. Outros 5% não souberam responder.

O Ipec foi criado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades em janeiro daquele ano em razão do término de um acordo de licenciamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.