Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula culpa agenda e exigência de preparação para faltar a debate presidencial

Candidato do PT disse que não sabe quem são todos os candidatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emmanuel Franco Caue Fonseca
Ipatinga (MG) e Porto Alegre

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta sexta (23) sua ausência no debate entre os candidatos à Presidência neste sábado (24) no SBT.

Questionado durante agenda em Ipatinga, Minas Gerais, se havia a possibilidade de mudar de ideia, disse que "adoraria participar", mas alegou dificuldades de agenda e necessidade de preparação.

O ex-presidente Lula, durante evento em São Paulo - Bruno Santos - 21.set.2022/Folhapress

Lula teve seu desempenho criticado no debate organizado pelo pool da TV Bandeirantes, Folha, UOL e TV Cultura, em agosto, principalmente por não responder diretamente a questionamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre corrupção.

O petista manteve a decisão de comparecer ao debate da TV Globo, que está marcado para a quinta (29), três dias antes do primeiro turno das eleições, em 2 de outubro.

"Eu tenho profundo prazer de participar de debate. É bom participar. Lamentavelmente o debate do SBT demorou um pouco. A minha coordenação mandou uma carta para fazer um pool e, quando veio a resposta, eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo", afirmou nesta sexta.

Em nota, o SBT afirma que diferentemente do que foi declarado pelo candidato, a formação do pool ocorreu antes a sugestão feita pela campanha do petista.

"Em 22 de março, os quatro grupos enviaram formalmente email às campanhas presidenciais, comunicando a realização do debate e informando as datas escolhidas para os confrontos do primeiro e do segundo turno", diz um trecho do texto.

Ainda segundo a nota divulgada pela emissora, "em 28 do mesmo mês, foi realizada a primeira reunião presencial com representantes dos candidatos convidados. A campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate".

Lula atribuiu a decisão de não participar do debate, ainda, ao desconhecimento dos demais participantes.

Apesar de os principais rivais serem conhecidos há meses, ele se referia provavelmente a Kelmon Souza (PTB), que substituiu Roberto Jefferson, cuja candidatura foi barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O debate será promovido por SBT, CNN Brasil, O Estado de S. Paulo, Terra, Veja e as rádios Eldorado e Nova Brasil. O presidente Bolsonaro confirmou participação.

"Debate é uma coisa que você tem que levar a sério. Você precisa se preparar com pelo menos um dia de antecedência. Você precisa conhecer um pouco os seus adversários. Eu conheço o candidato presidente [Bolsonaro], eu conheço o Ciro [Gomes], eu conheço a Simone [Tebet], mas tem gente nova que eu não conheço. Faz uma semana que entrou um candidato que eu nem sei quem é."

Lula elogiou as urnas eletrônicas e disse que é preciso saber que há pesquisas "mais sérias e menos sérias", já que tem "pesquisa nova" e "instituto novo" todo dia.

"Eu aprendi que não se pode acreditar demasiadamente em pesquisa e nem não acreditar demasiadamente. É preciso analisar cada pesquisa. O critério que ela foi feita. O campo em que foi pesquisada. Os estratos sociais com quem ela conversou. Para que a gente possa ter uma noção do que a gente pode fazer com a pesquisa", declarou.

Pouco depois da conversa com jornalistas, durante comício ainda na cidade mineira de Ipatinga, o ex-presidente Lula criticou a mineradora Vale, por causa do desastre ocorrido em Brumadinho.

"Não é possível que a Vale faça propaganda das árvores bonitas dela, mas não pagou ainda o desastre de Brumadinho. Não pagou a casa das vítimas", disse.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior desta reportagem deixou de mencionar o jornal O Estado de S. Paulo e a rádio Eldorado como integrantes do pool do debate presidencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.