Descrição de chapéu Eleições 2022

Bolsonaro acorda, chega ao Planalto e mantém silêncio sobre derrota para Lula

O mandatário está há 24 horas sem reconhecer resultado do pleito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

No dia seguinte à derrota nas eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou por volta das 9h30 desta segunda-feira (31) o Palácio da Alvorada e se dirigiu para o Palácio do Planalto. Bolsonaro não deu declarações.

O mandatário está há mais de 24 horas sem reconhecer a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A vitória do petista foi confirmada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) às 19h56 (de Brasília) de domingo (30).

Vários homens caminhando por trás da janela do palácio. A frente, vestindo terno, Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada - Gabriela Biló/Folhapress

A primeira-dama Michelle Bolsonaro foi a primeira a se manifestar sobre o resultado das eleições presidenciais. "Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos. Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor", escreveu em suas redes sociais nesta segunda.

Após 20 horas de silêncio do pai, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), escreveu também em rede social que "não vamos desistir do Brasil". "Obrigado a cada um que nos ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação de sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando!"

Pela manhã, chegaram logo cedo ao Alvorada, além de Flávio, o ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, e o vice em sua chapa, general Walter Braga Netto.

Neste domingo, após a vitória de Lula, aliados do presidente disseram não haver clima para contestação do pleito, apesar de o atual presidente ter passado o mandato lançando dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro e já ter ameaçado anteriormente não reconhecer o resultado das eleições.

O ajudante de ordem do presidente, Mauro Cesar Cid, avisou à noite a ministros do governo que tentaram falar com Bolsonaro que ele havia ido dormir. Logo depois, às 22h06, as luzes do Palácio da Alvorada foram apagadas.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, ligou para Bolsonaro neste domingo e disse que o presidente o atendeu com "extrema educação e o agradeceu" quando ele disse que anunciaria o resultado do pleito.

Moraes, como é praxe, ligou neste domingo (30) para ambos os candidatos, tanto para Bolsonaro como para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.