Descrição de chapéu Eleições 2022

Capitão Contar e Eduardo Riedel disputam 2º turno em Mato Grosso do Sul

Contar cresceu de forma surpreendente na reta final após Bolsonaro ter pedido votos para ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campo Grande

O produtor rural Eduardo Riedel (PSDB), 53, vai disputar com Capitão Contar (PRTB), 38, o segundo turno em Mato Grosso do Sul, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Com 100% das urnas apuradas na noite deste domingo (2), Contar recebeu 26,71% dos votos válidos., enquanto Riedel obteve 25,16%.

O ex-governador André Puccinelli (MDB) ficou com 17,18%, enquanto a deputada federal Rose Modesto (União Brasil) alcançou 12,42% dos votos válidos. Giselle Marques (PT) conseguiu 9,42%. Marquinhos Trad (PSD) ficou com 8,67%. Adonis Marcos (PSOL) e Magno Souza (PCO) foram votados por 0,23% e 0,20%, respectivamente.

Mato Grosso do Sul viveu uma eleição atípica em 2022, por ser o estado de nascimento e base eleitoral de duas candidatas à Presidência da República: as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Apoiado por Jair Bolsonaro (PL), Capitão Contar cresceu de forma surpreendente na reta final da campanha após o presidente ter pedido votos para ele durante o debate dos presidenciáveis na TV Globo, na última quinta-feira (29).

Capitão Contar e Eduardo Riedel - Divulgação

O pedido de voto de Bolsonaro implodiu o acordo que o presidente tinha justamente com Eduardo Riedel, candidato apoiado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O tucano, que tem o apoio da ex-ministra da Agricultura Teresa Cristina (PP), eleita para o Senado com 60,85% dos votos válidos, havia anunciado apoio a Bolsonaro desde maio.

Capitão Contar é atualmente deputado estadual e disputou um cargo eletivo pela primeira vez na eleição de 2018.

Foi eleito para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pelo PSL, então partido de Bolsonaro, com 78 mil votos, maior votação do estado. Capitão do Exército, tem boa relação com o presidente da República.

Desde o início do ano, se movimentou para ser candidato a governador com o apoio de Bolsonaro, mas o presidente optou por fechar um acordo com o candidato tucano. Sem espaço no PL, partido do presidente, Contar se filiou ao nanico PRTB.

Já Riedel se declarou bolsonarista durante a campanha. Em visita recente de Jair Bolsonaro (PL) a Mato Grosso do Sul, ele recebeu o presidente no aeroporto e o acompanhou nas agendas oficiais na capital, Campo Grande.

Ex-secretário de governo e de obras, Riedel foi o nome indicado pelo governador Reinaldo Azambuja para sua sucessão. A aliança foi fechada graças a parceria de Riedel com a ex-ministra Tereza Cristina (Agricultura).

Riedel concorre pela primeira vez a um cargo nas urnas. Biólogo, é formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), estado onde nasceu. Chegou ao estado em 1995 para cuidar da propriedade rural da família, em Maracaju.

Riedel ascendeu publicamente em 2006, quando se tornou presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Ele comandou a instituição até 2012. Dois anos depois, apoiou a candidatura de Azambuja ao governo do estado, assumindo logo no início da gestão o cargo de secretário de Governo.

Entre os principais desafios no estado estão fomentar o desenvolvimento econômico, com geração de empregos, a regionalização da saúde, o combate ao crime organizado na fronteira com Paraguai e Bolívia, a melhora dos índices da educação pública e o combate no avanço da seca no estado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.