Datafolha: 53% dos eleitores acham que Tebet deve apoiar Lula no segundo turno

Tanto a senadora quanto o ex-ministro Ciro Gomes declararam voto no petista depois do primeiro turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Segundo a nova pesquisa Datafolha, 53% dos eleitores acham que Simone Tebet (MDB) deveria apoiar no segundo turno o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como de fato o fez. Tebet teve 4,1% dos votos válidos no primeiro turno e ficou em terceiro lugar.

Outros 39% respondem que o apoio dela deveria ir para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela, no entanto, sempre deixou claro que jamais daria seu voto ao atual mandatário, o que deixava implícita a possibilidade de se juntar ao petista.

Para 3%, Tebet não deveria aderir a nenhum candidato no segundo turno. Outros 4% não sabem responder à pergunta.

Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva dão aperto de mãos
Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta (7) durante anúncio de apoio à candidatura do petista - Amanda Perobelli/Reuters

Entre os que votaram em Tebet no domingo (2), 43% consideram que ela deveria apoiar Lula, e 36%, Bolsonaro. Outros 15% afirmam que não deveria endossar nenhum candidato; 6% não sabem.

O instituto também perguntou ao conjunto de entrevistados quem Ciro Gomes (PDT) deveria apoiar. Para 51%, seria Lula —caminho que ele adotou, seguindo decisão de seu partido. Outros 41% acreditam que ele deveria estar ao lado de Bolsonaro.

Uma parcela de 4% defende que o pedetista não deveria aderir a ninguém; também 4% não sabem.

Já entre eleitores de Ciro —presidenciável que fechou o primeiro turno com a quarta posição e 3% dos votos válidos—, a opinião de 44% é a de que o ex-ministro deveria apoiar Lula. Outros 40% defendem o endosso dele a Bolsonaro. Uma fatia de 10% acha que ele não deveria se associar a ninguém; 5% não sabem.

MIGRAÇÃO DE ELEITORES DE TEBET E CIRO NO 2º TURNO

Segundo o Datafolha, 31% dos eleitores que votaram em Tebet no primeiro turno dizem agora que votarão em Lula, e 29% migram para Bolsonaro. Outros 28% pretendem anular ou votar em branco, e 12% estão indecisos.

Entre os eleitores de Ciro, 42% vão para Bolsonaro, e 31%, para Lula. Uma fatia de 22% dará voto nulo ou em branco, e 5% não sabem.

Entrevistados que votaram em Lula e Bolsonaro mantêm o voto nos respectivos candidatos em sua quase totalidade (97% e 98%, respectivamente).

A estabilidade também é alta entre os que votaram nulo ou em branco: 70% pretendem fazer o mesmo desta vez, mas 13% falam em optar por Lula, e 10%, por Bolsonaro.

VONTADE DE APOIADORES DE LULA E BOLSONARO

Entrevistados pelo Datafolha que pretendem votar em Lula no segundo turno revelam, em sua maioria, o desejo de que tanto Tebet quanto Ciro deem respaldo ao ex-presidente na nova etapa.

O percentual dos apoiadores do petista que acreditam que a emedebista deve estar com o candidato é de 96%. Em relação ao pedetista, a opinião é expressa por 95%.

Ao mesmo tempo, são altos os índices de eleitores de Bolsonaro que também acham que os dois presidenciáveis derrotados no primeiro turno devam declarar adesão ao postulante à reeleição.

Dentro desse grupo, 84% consideram que Tebet deveria apoiar Bolsonaro, e 87% defendem que Ciro se vincule ao mandatário. A chance de que isso aconteça, no entanto, é remota, já que ambos expressaram voto em Lula.

Realizado entre quarta-feira (5) e esta sexta (7), o levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 2.884 eleitores em 179 municípios. A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

Ao se encontrar com Tebet nesta sexta, Lula disse que aprendeu muito com a campanha da senadora e, questionado sobre o papel dela a seu lado, respondeu que a emedebista "vai fazer o que ela quiser".

Já a senadora afirmou que irá "aonde a campanha precisar", citando que estará nas ruas, nas praças e nos comícios. Fez a promessa de "total apoio" ao petista, mas lembrou "diferenças políticas e econômicas" entre eles, ressalvando que as divergências "são infinitamente menores" do que aquilo que os une.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.