Mensagens sobre vitória de Bolsonaro na Europa antes do fim da votação são falsas

Conteúdos apresentam grande vantagem para atual presidente, o que não é possível afirmar antes da publicação oficial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão compartilhando conteúdos falsos sobre o resultado da eleição na Europa. Segundo a versão falsa dos bolsonaristas, o atual mandatário teria vencido em países como França, Portugal, Alemanha e Suíça, o que não é possível afirmar.

Em Portugal, por exemplo, a eleição, que estava programada para terminar inicialmente às 17h (13h em Brasília), foi prorrogada até as 20h (16h em Brasília) por conta do grande fluxo de eleitores. Ou seja, a mensagem sobre o país —que tem a cidade com o maior número de eleitores brasileiros no exterior, Lisboa— começou a circular bem antes do final do dia de votação.

Fila de pessoas em calçada. Maioria veste vermelho, mas há pessoas de amarelo e verde. Ao fundo, construção grande e céu azul
Fila de brasileiros para votar em Lisboa - Giuliana Miranda/Folhapress

Desinformação sobre o pleito na Suíça afirmava que Bolsonaro teria ganhado com 87% dos votos, mas, como no caso de Portugal, os votos ainda estavam sendo registrados nas urnas enquanto a mensagem era compartilhada por perfis bolsonaristas.

Ponto em comum dos posts é que a diferença entre os votos contabilizados para Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal adversário do presidente na corrida, é grande. Um dos conteúdos afirma que Bolsonaro teve mais de 8 mil votos na França, enquanto o petista teria ficado com menos de 500. Como Portugal e Suíça, a mensagem circulava enquanto os brasileiros naquele país ainda estavam votando.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.