Grupos bolsonaristas incentivam votação matinal e depois dizem que é fake news da esquerda

No Telegram e no WhatsApp, eleitores de Bolsonaro afirmaram que era estratégico votar cedo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em grupos de WhatsApp e Telegram, diferentes mensagens incentivavam os eleitores do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) a votarem no período da manhã neste domingo (30).

As motivações eram relacionadas a teorias de fraude ligadas às urnas eletrônicas ou de que a ação facilitaria a contagem dos votos bolsonaristas, o que é infundado.

Mais tarde, começaram a surgir conteúdos para desmobilizar a ação. Eles desmentiam o pedido para o voto matinal, alegando que ele seria uma estratégia plantada pela esquerda.

O Observador Folha/Quaest monitora 465 grupos públicos de Telegram e 1.346 de WhatsApp.

Eleitor veste camisa amarela e carregando bandeira do Brasil
Eleitor entre em seção eleitoral para votar no segundo turno da eleição de 2022 - Gabriela Biló/Folhapress

Em um áudio bastante compartilhado, uma mulher diz que participa de um grupo do comitê de Bolsonaro e afirma que a campanha estaria pedindo para eleitores votarem entre as 8h e o meio-dia.

"É uma estratégia para contagem dos votos", diz o áudio. "Quanto mais bolsonaristas votarem de manhã, o resultado vai aparecer mais rápido na hora da contagem de votos."

"Eleitores do Bolsonaro 22, votar todos pela manhã! Na parte da tarde, as urnas apresentam problemas!", diz uma imagem. "Na outra eleição fizemos isso e deu certo", completa.

Outras mensagens não recomendam um horário específico: "Vá votar cedo. Há previsão de chuva para o horário da tarde".

Uma outra mensagem traz uma teoria conspiratória sem qualquer embasamento, afirmando que haveria possibilidade de fraude nesta eleição e faz a suposição de que ela poderia envolver um "vírus autodisparado por data e horário específico", após o cruzamento de 50% da apuração, o que justificaria a defesa para que as os eleitores se esforçassem para votar pela manhã.

Mensagens de desmobilização passaram a ser compartilhadas no Telegram mais tarde. Uma delas tinha um vídeo da influenciadora fitness Bella Falconi, eleitora de Bolsonaro.

"Essa ordem não procede, essa ordem não veio do gabinete do Bolsonaro", disse, acrescentando que a história de votar das 8h às 12h seria um truque da esquerda.

"Estão divulgando postagens para que bolsonaristas votem preferencialmente pela manhã, e que é orientação do comitê 22. Já conferi, é fake! Isso foi inventado e espalhado pela esquerda, justamente para criar filas e congestionamentos de manhã, gerando estresse, e assim fazendo com que idosos, gestantes, deficientes físicos, e outros, desistam de votar", afirma outra mensagem de desmobilização.

Um texto também tenta desmentir a suposta convocação ao dizer que "de maneira misteriosa e sincronizada (tanto em grupos petistas quanto em grupos bolsonaristas), vários banners apareceram do nada pedindo para votar cedo". Diz que isso pode, por exemplo, gerar aglomeração excessiva na parte da manhã, "prejudicando idosos que podem desistir de votar, ou até conflitos".

Grupos bolsonaristas monitorados pelo Observador Folha/Quaest também difundiram muitas mensagens sobre problemas com mesários, desconfiança do sistema eleitoral e pedidos de fiscalização da votação.

"Aqueles que puderem, permaneçam o máximo possível nas seções eleitorais observando ações suspeitas. Qualquer um pode denunciar se ver algo. Produzam provas, dentro daquilo que é permitido por lei, filmando da porta da seção, se for o caso. Infelizmente, muitos na esquerda já podem ter agido desta forma no primeiro turno e precisamos coibir isso!"

A Folha mostrou uma intensa convocação nos últimos dias para que bolsonaristas se voluntariassem para ser fiscais de seções eleitorais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.