Descrição de chapéu Eleições 2022

Ibaneis Rocha é reeleito no 1º turno no Distrito Federal

Governador venceu disputa ao Palácio do Buriti superando candidatos como Leandro Grass (PV), apoiado por Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi reeleito neste domingo (2) e seguirá no cargo por mais quatro anos.

Com a totalidade das urnas apuradas, o atual governador teve 50,30%, seguido por Leandro Grass (PV), com 26,25%, Paulo Octávio (PSD), com 7,47%, Coronel Moreno (PTB), com 5,68%, Leila do Vôlei (PDT), com 4,81% e Izalci (PSDB), com 4,26%.

Keka Bagno (Psol), Lucas Salles (DC), Teodoro da Cruz (PCB), Robson (PSTU) e Renan Arruda (PCO) tiveram menos de 1% cada um.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) - Paulo Carvalho/Agência Brasília

No evento de comemoração por sua reeleição, ele se disse surpreso com a vitória.

"Eu não esperava que fosse no primeiro turno. Eu achava que, realmente, a gente teria um segundo turno no Distrito Federal, mas eu estou muito feliz. Quero dizer a todos vocês que eu vou continuar trabalhando por essa cidade que eu acredito muito", disse o governador, prometendo melhorias na área da saúde no segundo mandato.

Ele também criticou seu concorrente, Leandro Grass, que teve o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva, e parabenizou a senadora eleita pelo DF, Damares Alves (Republicanos).

"Acho ele [Grass] um bom político, uma pessoa honrada. Fez um trabalho infelizmente ruim durante a campanha. Ele atingiu muito a honra das pessoas. E eu quero que políticos dessa natureza sejam afastados da nossa cidade. Brasília precisa de uma boa administração e quem quer administrar o Distrito Federal não precisa ter políticos de uma qualidade tão ruim como foi Leandro Grass", afirmou.

"Eu acho que a Damares entrou na campanha de uma maneira muito positiva. Ela colocou a proposta dela. Faltou isso, talvez, para a Flávia [Arruda, do PL, que ficou em segundo lugar para o Senado]. Mas eu estou tranquilo e acho que a Damares será uma grande apoiadora do Distrito Federal", completou.

Desde agosto, Ibaneis já vinha sendo apontado como favorito pelas pesquisas de intenção de voto, mantendo uma vantagem de cerca de 30 pontos percentuais durante o período. A Ipec divulgada no último sábado (1º), na véspera das eleições, apontava ele com 46%, ante os 20% de Leandro Grass e os 16% de Izalci Lucas (PSDB).

Quem registrou enorme crescimento durante os meses de campanha foi justamente Grass, que começou pontuando por volta dos 4% quando o pleito começou oficialmente.

Nos debates e na campanha, o apoiado de Lula apostou em um discurso de embate contra Ibaneis. No debate da TV Globo, por exemplo, ele tentou associar o atual governador a casos de corrupção —ao que o emedebista retrucou, acusando seu adversário de fazer a campanha "mais suja da história do DF".

Durante seu governo, Ibaneis chegou a se aproximar de Jair Bolsonaro (PL), inclusive durante a pandemia, quando adotou políticas mais flexíveis quanto às restrições contra o avanço da pandemia de coronavírus.

Já durante a campanha, como mostrou a Folha, preferiu esconder o atual presidente.

Os dois também entraram em atrito às vésperas do desfile do 7 de Setembro, que comemorou o Bicentenário da Independência.

Como revelou a Folha, Bolsonaro tentou, com ajuda do Exército, liberar a entrada de caminhões de seus apoiadores na Esplanada dos Ministérios, que estava então fechada para os preparativos da cerimônia.

Ibaneis reagiu, negando a autorização aos veículos, que um dia antes já tinham transitado no local sem seu aval.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.