Descrição de chapéu Eleições 2022

Aliado de Lula rivaliza com Ibaneis, apoiado por Bolsonaro, em debate no DF

Segundo lugar nas pesquisas, Leandro Grass (PV) busca rivalizar com governador para disputar segundo turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Com a estabilização do cenário eleitoral no Distrito Federal, o candidato Leandro Grass (PV), segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto ao governo do DF, tentou rivalizar com o governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta terça-feira (27) e associar o emedebista a casos de corrupção.

Em resposta, Ibaneis criticou o que chamou de "ataques" do adversário e acusou Grass de fazer a campanha "mais suja da história do DF".

As declarações foram feitas durante debate realizado pela TV Globo.

O mediador Antônio de Castro e os candidatos Keka Bágno (PSOL), Coronel Moreno (PTB), Ibaneis Rocha (MDB), Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT) e Paulo Octávio (PO), no estúdio do debate entre candidatos ao governo do Distrito Federal - Isadora Azambuja/Divulgação Rede Globo

"Tem que saber escolher o secretariado. O atual governador [Ibaneis Rocha] escolheu [para a secretaria de Saúde] um sujeito que foi preso por formar organização criminosa, envolvido em acusação de superfaturamento de leitos de UTI, de testes rápidos", disse Grass, referindo-se ao ex-secretário Francisco Araújo.

Em outro bloco, Ibaneis disse que faz política "sem rancor" e que tem sofrido "ataques constantes" do adversário. "Eu não tenho nenhum envolvimento [com casos de corrupção], você sabe disso e faz os questionamentos de forma virulenta", disse.

"Você está fazendo a campanha mais suja da história do DF. Suas propagandas são retiradas o tempo todo das redes sociais. Isso é não ter compromisso com a verdade", completou o governador.

Aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Grass tem buscado o embate direto com Ibaneis para sustentar o crescimento nas pesquisas. Apesar da estratégia do candidato, o governador tentou evitar os confrontos e não fez perguntas ao oponente.

Participaram do debate os candidatos Keka Bagno (PSOL), Coronel Moreno (PTB), Ibaneis Rocha (MDB), Izalci (PSDB), Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT) e Paulo Octávio (PSD).

Questionado por Keka, Ibaneis comparou os casos de feminicídio ao suicídio e defendeu que o assassinato de mulheres não fosse noticiado pela imprensa. "Para mim, a divulgação [de casos de feminicídio] incentiva muito [novos casos]", disse.

O senador tucano Izalci Lucas, que tenta chegar ao segundo turno, defendeu que sua experiência no Legislativo o coloca como o principal candidato na disputa. "A gente precisa de experiência. Venho fazendo há mais de 10 anos a discussão da cidade", reforçou.

No debate, o empresário Paulo Octávio afirmou que pretende zerar a tarifa do transporte público para toda a população do Distrito Federal; a senadora Leila do Vôlei afirmou que ampliará o alcance do metrô, promessa de governos anteriores que não se concretizou.

A última pesquisa do Instituto Ipec de intenção de votos, divulgada nesta terça, mostra que o candidato à reeleição Ibaneis Rocha lidera a disputa com 43%.

Ele é seguido por Leandro Grass (16%), Izalci Lucas (9%), Paulo Octávio (8%), Leila do Vôlei (6%), Coronel Moreno (2%) e Keka Bagno (1%).

Desde agosto, as pesquisas mostram Ibaneis Rocha com uma margem segura na liderança, com cerca de 30 pontos a mais que os candidatos do segundo pelotão.

Nas últimas semanas, no entanto, Grass saiu de 4% das intenções de voto e alcançou 16%, aumentando as possibilidades de ir ao segundo turno contra o atual governador do DF.

A pesquisa ouviu 1.504 pessoas dos dias 24 a 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.