Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula deve fazer primeira aparição pública ao lado de Tebet nesta sexta

Petista recebeu apoio e acolheu propostas da candidata, que recebeu quase 5 milhões de votos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá fazer sua primeira aparição pública ao lado da senadora Simone Tebet (MDB), terceira colocada na disputa presidencial, na tarde desta sexta-feira (7). Eles irão se reunir e, depois do encontro, está previsto um pronunciamento à imprensa.

Tebet declarou apoio a Lula na quarta-feira (5), após ter almoçado com o petista na casa da ex-prefeita Marta Suplicy, em São Paulo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a presidência pelo PT, se reuniu com prefeitos, senadores e governadores que o apoiam do Rio, Bahia e Mato Grosso - Marlene Bergamo - 6.out.22/Folhapress

Ao discursar ao lado de aliados do PSD nesta quinta (6), Lula falou na proposta de renegociação da dívida das famílias, com a criação de um fundo que serviria de avalista para credores.

Esse foi um dos cinco itens apresentados por Tebet como condição para participação da campanha. Dentre outras apresentadas, estão iniciativas para zerar as filas de cirurgias, consultas e exames não realizados no período da pandemia, com repasse de recursos ao SUS.

Nesta quinta (6), em encontro com aliados do PSD, o petista acenou com o acolhimento de propostas caras à senadora.

Ao discursar, Lula falou na proposta de renegociação da dívida das famílias, com a criação de um fundo que serviria de avalista para credores. O petista também acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de plagiar essa sua proposta.

Pela manhã, em discurso após caminhada em São Bernardo do Campo, Lula mencionou outra proposta de Tebet: paridade salarial para mulheres que exerçam a mesma função que homens dentro da mesma empresa.

As menções aos objetivos de campanha vêm na seara das discussões sobre o plano de governo de Lula, que até agora tem sido visto como um cheque em branco.

À Folha, Tebet afirma que o "erro fatal" que custou a vitória no primeiro turno das eleições ao petista foi não ter detalhado seu plano de governo e ter apenas focado seus feitos do passado. Agora, ela espera que esse erro seja corrigido.

Ao fim do primeiro turno do pleito, a campanha de Lula ainda não colocou no papel propostas que vêm sendo citadas nos discursos e programas de rádio e televisão do petista.

Para a segunda rodada, a campanha do ex-presidente planeja um movimento mais radical para o centro, incluindo até a abertura de diálogo com políticos alinhados a Bolsonaro (PL). A estratégia tem o objetivo de conquistar espaços no Sudeste.

Para isso, são necessárias alianças para ganhar fôlego em setores que Lula não conseguiu atingir. Um dos partidos mais cortejados pelos dois presidenciáveis é o União Brasil, que liberou sua bancada em meio a uma divergência entre a estrutura da legenda - enquanto a maioria da sigla tende a apoiar Bolsonaro, os líderes do partido, Luciano Bivar e ACM Neto, candidato ao Governo da Bahia, gostariam de apoiar o petista.

O petista teve neste domingo (2) 48,43% dos votos válidos, ante 43,2% do atual chefe do Executivo. Faltou 1,8 milhão de votos para o petista vencer no primeiro turno.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.