Não houve confusão em Londres após mesária responder número de candidato para eleitor

Post engana ao dizer que houve quebra de urna

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É enganoso tuíte que afirma que mesária, "desesperada com alta adesão a Lula em Londres", teria dito para eleitores que eles eram obrigados a votar em Jair Bolsonaro (PL) e que o tumulto teria resultado em uma urna quebrada.

Consultado pelo Projeto Comprova, o Itamaraty afirmou que "a mesária brasileira que trabalhava no West London College respondeu pergunta de eleitor sobre número de candidato, quando deveria tê-lo conduzido à lista afixada na entrada das seções" e, "como tal conduta pode ser interpretada por outros eleitores e fiscais como tentativa de induzir voto, ela foi desligada dos trabalhos".

Elda Cardoso, que atuava como delegada fiscal do PT na zona eleitoral, informou que uma eleitora petista da seção ouviu a mesária dizendo o número 22 para o eleitor após pergunta.

Essa eleitora, que tinha o telefone da representante, denunciou o caso para ela, que decidiu acompanhar o ocorrido. Elda explicou que o juiz eleitoral afastou a mesária dos trabalhos e que não houve quebra de urna ou violência.

Fila de votaçao em Londre, Reino Unido
Eleitores brasileiros em Londres; é falso que votação teve tumulto envolvendo mesária e quebra de urna - Priscila Lima - 2.out.2022/Leitora

Como verificado pelo Projeto Comprova, diferentemente do que afirma o tuíte, não houve quebra de urna. "De modo geral, a votação em Londres transcorreu bem, com absoluta normalidade, não tendo sido relatados grandes contratempos", afirmou o Itamaraty.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação

Até 5 de outubro, a postagem obteve 53 mil curtidas, 326 comentários e 4,8 mil retuítes.

O que diz o autor

O tuíte foi postado por @ThiagoResiste, apoiador de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reportagem tentou contato com ele por mensagem direta no Instagram, mas não houve retorno até a publicação desta verificação.

Como verificamos

A reportagem entrou em contato com o Itamaraty, a delegada do Partido dos Trabalhadores nas eleições em Londres, Elda Cardoso, e a assessoria de imprensa do PT.

Também pesquisamos na imprensa profissional reportagens sobre a votação em Londres e verificamos no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dados sobre o eleitorado na cidade.

Votação em Londres

Os eleitores brasileiros que votam em Londres tiveram de comparecer ao West London College, edifício de uma faculdade britânica, para registrar o voto no primeiro turno da eleição deste ano, entre as 8h e 17, no horário local. Dados do TSE mostram que a cidade tem 34 mil eleitores brasileiros aptos a votar.

O tuíte enganoso relata uma grande confusão envolvendo uma mesária bolsonarista que estaria revoltada com a alta adesão de apoiadores de Lula na cidade e teria incitado fraude ao dizer a eleitores que eles eram obrigados a votar em Bolsonaro.

No entanto, em nota enviada ao Comprova, o Itamaraty disse que uma mesária respondeu a uma pergunta de eleitor sobre número de um candidato (o órgão não citou qual), quando deveria tê-lo conduzido à lista afixada na entrada das seções. Ainda segundo o Itamaraty, como a conduta pode ser interpretada por outros eleitores e fiscais como tentativa de induzir voto, ela foi desligada dos trabalhos.

O texto também informa que todos os agentes eleitorais convocados no exterior realizam treinamento on-line disponibilizado pela Justiça Eleitoral, conforme as funções designadas no dia do pleito. De acordo com a pasta, o Consulado-Geral em Londres realizou, no dia 27 de setembro, reunião de coordenação com a presença dos presidentes e mesários das 44 seções eleitorais na jurisdição daquele posto.

"De modo geral, a votação em Londres transcorreu bem, com absoluta normalidade, não tendo sido relatados grandes contratempos", informou.

O PT afirmou que houve um incidente por volta das 8h da manhã nas eleições em Londres, em que a mesária teria orientado o voto ao candidato Bolsonaro. Entretanto, a situação foi resolvida e a mesária foi retirada antes das 9h, sem confusão. O partido informou que acompanhou a votação com 15 fiscais.

Reportagens publicadas pela Folha de S.Paulo e pela BBC Brasil relataram que os brasileiros que votam em Londres enfrentaram longas filas, mas não citam confusões. Na cidade, Lula recebeu 55,18% dos votos válidos. Bolsonaro teve 34,94%.

No resultado geral, Lula teve 48,43% e Bolsonaro, 43,2%, o que levou os dois candidatos para o segundo turno.

Por que investigamos?

O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizam nas redes sociais sobre as eleições presidenciais, políticas públicas e a pandemia. O tuíte publicado pelo influenciador digital denunciava uma tentativa de fraude eleitoral, mas não apresentava testemunhas nem informações oficiais sobre o suposto fato ocorrido. Essa omissão trazia dúvidas sobre a veracidade e/ou acuracidade da denúncia, o que poderia causar suspeitas sobre o processo eleitoral em Londres e seu resultado.

A investigação desse conteúdo foi feita por Folha, O Popular, Estadão, Alma Preta e CNN Brasil e publicada em 5 de outubro pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 43 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Correio do Estado, Plural Curitiba, Metrópoles, piauí, Poder 360°, A Gazeta, correio, O Dia, SBT e SBT News.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.