Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

TSE manda notificação pelo e-Título e alerta que impedir população de votar é crime

PRF multiplica operações em ônibus com eleitores, que relatam trânsito intenso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O TSE, em notificação do e-Título às 14h40 deste domingo (30), alerta os usuários do aplicativo que impedir a população de votar é crime eleitoral.

"Denuncie qualquer irregularidade pelo aplicativo pardal", diz o recado, com a hashtag #SeuVotoFazoPaís.

O recado acontece em meio a inúmeras denúncias que relatam trânsito lento por causa de operações policiais realizadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em transporte público de eleitores.

Cena de vídeo publicado nas redes sociais mostra operação da PRF em Cuité, na Paraíba, durante as eleições deste domingo (30) - @higorlins3 no Twitter

Na noite do sábado (29), o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, proibiu qualquer operação do tipo pelo órgão, que descumpriu a decisão.

Segundo números internos da PRF aos quais a Folha teve acesso, a PRF já tinha realizado 514 ações de fiscalização contra ônibus até as 12h35.

O número de abordagens no segundo turno já é 70% maior do que o registrado na primeira etapa do pleito, no dia 2 de outubro. Não é possível estimar se essas abordagens ocorrem antes ou depois da votação desses passageiros.

Em reunião com Moraes no início da tarde deste domingo, Silvinei Vasques, diretor-geral da PRF, se comprometeu a interromper todas as abordagens em ônibus.

Vasques apagou neste domingo publicação na qual pedia voto ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais para o segundo turno das eleições de 2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.