Venezuelana refuta fala de Bolsonaro e diz que casa abrigava ação social

Em entrevista, presidente insinua que havia prostituição infantil em casa que visitou em 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Camila Turtelli Amanda Rossi
Brasília e São Paulo | UOL

Uma das venezuelanas visitadas pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal, em 2021, rechaçou a fala do presidente sobre ter encontrado adolescentes vindas da Venezuela "arrumadas para ganhar a vida", insinuando prostituição infantil.

A declaração de Bolsonaro foi dada a um podcast na sexta-feira (14), quando se referiu ao encontro dizendo que "pintou um clima".

O presidente foi às redes sociais na madrugada de domingo (16) em uma live iniciada logo após a meia-noite na qual se justifica sobre relato de um encontro com adolescentes venezuelanas. "O PT ultrapassou todos os limites. Vinham falando há pouco barbaridades... mexem com a minha vida particular, fazem barbaridade. Agora fizeram uma que extrapolou todos os limites", afirmou Bolsonaro ao se defender e dizer que as declarações foram deturpadas pelo PT.

0
Bolsonaro faz transmissão ao vivo nas redes sociais durante visita a comunidade de refugiados venezuelanos no Distrito Federal - Reprodução/CNN Brasil no youtube

Segundo a mulher, que pediu para ter seu nome preservado por medo de retaliação, entre as adolescentes na casa no dia da visita estavam sua filha e sua sobrinha.

Acontecia, de acordo com ela, uma ação social para refugiados. Uma brasileira, que fazia curso de estética, havia ido ao local para praticar o que estava aprendendo, como corte de cabelo e design de sobrancelha.

O encontro de Bolsonaro com venezuelanas em São Sebastião foi transmitido, na época, por redes sociais. Nas imagens, é possível ver que Bolsonaro conversa com as mulheres, algumas com máscara de proteção contra a Covid-19 e algumas de rosto descoberto.

Na ocasião, o presidente falou contra o isolamento social para combater a pandemia e conversou sobre as dificuldades na Venezuela. Ele não fez menção a prostituição infantil durante a visita, nem se mostrou desconfortável com qualquer situação.

Na sexta, o presidente descreveu o encontro com as mulheres.

"Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas; de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, 'posso entrar na tua casa?' Entrei", disse o presidente.

"Tinha umas 15, 20 meninas, [num] sábado de manhã, se arrumando —todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando num sábado para quê? Ganhar a vida. Você quer isso para a tua filha, que está nos ouvindo aqui agora. E como chegou neste ponto? Escolhas erradas", prosseguiu Bolsonaro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.