Descrição de chapéu Eleições 2022

Vídeo de Tebet entra na campanha de Lula com mensagem 'O Brasil não aguenta mais Bolsonaro'

Senadora diz que atual presidente debochou da pandemia e é um desastre na economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) afirmou em vídeo publicado na internet pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o Brasil piorou durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e que, apesar das diferenças, apoia o ex-presidente no segundo turno da eleição pela "democracia e o futuro do nosso país".

"Em quatro anos de Bolsonaro, a vida piorou. Deboche com a pandemia, descaso com o meio ambiente, um desastre na economia. Trinta e três milhões de brasileiros passam fome. Quase 80% das famílias estão endividadas. O Brasil não aguenta mais Bolsonaro", afirmou Tebet em vídeo de 30 segundos publicado nesta segunda-feira (17) pelo PT nas redes sociais.

A senadora Simone Tebet (MDB) apoia Lula em vídeo
A senadora Simone Tebet (MDB) apoia Lula em vídeo divulgado pela campanha petista - Reprodução

"Agora podemos mudar, por isso estou com Lula. Apesar das diferenças, o que nos une é muito maior: a democracia e o futuro do nosso país. Vamos com o Lula pelo Brasil", completou a senadora.

Divulgado primeiro na internet, o vídeo será usado pela campanha petista também em inserções na televisão a partir desta terça (18). A gravação é a primeira feita pela ex-candidata para o horário eleitoral do PT.

Tebet ficou em terceiro lugar na disputa pela Presidência e declarou apoio a Lula no início deste mês. A senadora justificou a escolha afirmando não reconhecer em Bolsonaro compromisso com a democracia. Ela disse também que, nos últimos quatro anos, o Brasil foi abandonado na "fogueira do ódio e das desavenças".

No vídeo publicado nesta segunda, Tebet aparece sozinha e está vestida de azul-marinho. A senadora tem sido crítica ao uso do vermelho na campanha do petista porque, na sua avaliação, pode afastar eleitores do Centro-Oeste e do interior de São Paulo.

A ex-candidata chegou a disparar mensagens a amigos e a interlocutores de partidos que apoiam o ex-presidente afirmando que "alguém tem que colocar juízo na campanha do Lula". Ela acha um erro, por exemplo, que militantes entoem em atos o refrão "Vai dar PT, vai dar, vai dar PT, vai dar".

"Não é vai dar PT. O povo está votando contra [Jair] Bolsonaro, e não no PT", afirmou ela em uma das mensagens.

Tebet gravou participações no programa eleitoral de Lula a pedido do comando da campanha petista. Na semana passada, a senadora disse que sua presença nas peças é estratégica para atrair os votos de indecisos e dos eleitores que não pretendem votar no segundo turno.

"A minha imagem de uma pessoa moderada, equilibrada, do diálogo, mais do centro —portanto, dialogo com a esquerda e com a direita—, passa uma imagem, uma segurança de que do lado de cá vai ter guarita dos valores democráticos", disse a ex-candidata em evento na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo.

Tebet também deverá cumprir agendas avulsas destinadas ao eleitor da chamada "faixa azul" da região Sudeste. A menção ao azul faz referência à cor da bandeira do PSDB, que exercia forte influência no eleitorado em que a ex-candidata teve melhor desempenho no primeiro turno das eleições.

Também nesta segunda, Bolsonaro recebeu em Brasília artistas sertanejos que anunciaram apoio ao presidente no segundo turno.

Estiveram presentes 18 nomes do setor, como Gusttavo Lima, Marrone, Leonardo, Chitãozinho, Zezé Di Camargo, Fernando (da dupla com Sorocaba), Sula Miranda, entre outros. Também compareceram o apresentador Ratinho e o governador reeleito de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Todos evocaram família, religião e aversão ao socialismo ao anunciar apoio à reeleição do chefe do Executivo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.