Lula tenta justificar ausência de mulheres e negros; veja foto, com 6 homens e Gleisi

Presidente anuncia primeiros cinco ministros do seu próximo mandato e todos são homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que os nomes que vão compor o primeiro escalão do seu governo serão "a cara da sociedade", com diversidade.

"Vai ter outros ministérios. E vocês vão ver que a gente vai colocar muita gente pra participar. Vai ter mulher, homem, negros, índios, vamos tentar montar um governo que seja a cara da sociedade brasileira, em sua total plenitude. Não se preocupe com isso", disse a jornalistas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

A declaração foi dada em forma de justificativa ao fato de que os primeiros ministros anunciados nesta sexta-feira (9) são todos homens. Lula escalou Flávio Dino para a Justiça, Rui Costa para a Casa Civil, Fernando Haddad para a Fazenda, José Múcio Monteiro para a Defesa, e Mauro Vieira para o Itamaraty.

Tanto Dino quanto Rui Costa se declararam pardos nas eleições de 2018, quando ambos conseguiram a reeleição para o Governo do Maranhão e da Bahia, respectivamente. O novo ministro da Justiça também declarou-se pardo neste ano, pleiteando vaga no Senado Federal.

x
Lula, a presidente do PT e os novos ministros - Pedro Ladeira/Folhapress

Lula disse ainda que Dino era, no mínimo, pardo.

Na imagem do primeiro anúncio do seu terceiro mandato, há uma mulher e oito homens. Apenas Vieira não estava presente, mas Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, e Aloizio Mercadante, um dos coordenadores da transição, também estavam no palco, assim como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Ela, contudo, não integrará o primeiro escalão do governo, como Lula já disse na semana passada. A deputada continuará como presidente do partido.

Lula disse que, quando você monta um governo, olha a diversidade da sociedade, assim como pessoas aptas para determinadas funções. Disse ainda que os anunciados têm qualificação extraordinária.

Antes de começar a falar dos nomes, o presidente eleito disse que os jornalistas deveriam estar com pergunta preparada sobre a ausência de mulheres e negros no palco.

"Vai chegar uma hora que vocês vão ver mais mulheres que homens, a participação de muitos companheiros afro descendentes aqui em pé como estão hoje os companheiros", prometeu.

A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) usou uma metáfora nas redes sociais para fazer uma cobrança ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Marina pede que os próximos anúncios de ministros incluam mulheres, pretos, jovens e indígenas.

"Chegou a vez de serem escaladas as mulheres, juntamente com os pretos, os jovens e os indígenas de nossa esperançosa seleção", disse Marina.

Ela ainda prometeu "entrar em campo e trabalhar duro para fazer o máximo de gols que pudermos em benefício de políticas públicas que deem vitórias para o Brasil", falando sobre o horizonte político do futuro governo Lula.

Existe a expectativa de que a própria Marina Silva se torne ministra do Meio Ambiente, cargo que ocupou entre 2003 e 2008, no primeiro e parte do segundo governo Lula.

Com UOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.