Democracia não vai se dobrar e Lula não vai baixar a cabeça, diz Janja

Primeira-dama afirmou nas redes que atos de vandalismo no domingo em Brasília 'não foram uma manifestação democrática'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, reagiu nesta segunda-feira (9) aos atos golpistas e de vandalismo que ocorreram em Brasília no dia anterior e afirmou que "a democracia não vai se dobrar" e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não "vai baixar a cabeça".

Em nota divulgada nas redes sociais, Janja afirmou que os atos "não foram uma manifestação democrática" e se referiu aos manifestantes golpistas como "vândalos".

"Manifestações públicas fazem parte da democracia. Mas estes atos não foram uma manifestação democrática. O povo brasileiro reconhece isso e repudia o que aconteceu ontem. E o mundo democrático sabe o que estava em curso e não vai aceitar retrocessos no Brasil", escreveu.

A primeira-dama Janja da Silva durante a cerimônia de posse da nova ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Brasília - Mauro Pimentel/AFP

Janja também criticou a depredação do patrimônio público. "Por anos, a esquerda fez manifestações com milhares de pessoas em Brasília, com muito mais gente nas ruas do que vimos ontem. E apesar de muitos confrontos, nunca se fez com o patrimônio público o que foi feito ontem."

A primeira-dama disse ainda que está, nesta segunda, no Palácio do Planalto, "trabalhando para reconstruir o Brasil".

No domingo (8), manifestantes golpistas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tomaram a sede dos três Poderes, invadindo e depredando os prédios. O episódio levou ao afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pelo ministro Alexandre de Moraes. O GDF é responsável pela segurança na região da Esplanada.

Além disso, o então secretário de segurança pública e ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres, foi exonerado ao longo do domingo e teve a prisão solicitada pela AGU (Advocacia-Geral da União).

Também nesta segunda, presidentes dos Três Poderes divulgaram nota conjunta chamando os atos de golpistas e terroristas e pregando a união.

O tuíte da primeira-dama ocorre pouco depois de os presidentes dos Três Poderes divulgarem uma nota repudiando os atos golpistas e de vandalismo que destruíram a sede do Legislativo, Executivo e Judiciário, na véspera.

O documento foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo presidente do Senado em exercício, Veneziano Vital do Rêgo, pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, e pela presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber.

"Os Poderes da República, defensores da democracia e da carta Constitucional de 1998, rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem em Brasília", diz a nota.

"Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras. Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria", segue o texto divulgado.

A divulgação da nota dos chefes de Poderes ocorreu após encontro das autoridades no gabinete presidencial do Planalto, no qual os vândalos não conseguiram entrar, por ser uma sala blindada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.