Descrição de chapéu Folhajus ataque à democracia

STF abre sessão virtual no recesso para analisar processos após vandalismo em Brasília

Objetivo da presidente da corte, Rosa Weber, é julgar processos 'necessários durante o período'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um dia após os atos de vandalismo na praça dos Três Poderes, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, convocou nesta segunda-feira (9) uma sessão virtual extraordinária até o fim do mês para que os 11 ministros julguem eventuais processos de forma colegiada.

O Judiciário está em recesso e só retoma as atividades no dia 1º de fevereiro, mas Rosa decidiu abrir a sessão virtual depois do ataque às sedes do Supremo, do Congresso e ao Palácio do Planalto por bolsonaristas.

Sede do STF após a vandalização provocada por protestos golpistas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira - 9.jan.2023/Folhapress

Em nota, informou que o objetivo é permitir "julgamentos colegiados que se façam necessários durante o período".

Na sessão virtual, os ministros depositam os seus votos em uma plataforma do STF durante um determinado período.

A sessão extraordinária aberta por Rosa se iniciou às 18h desta segunda e irá até as 23h59 do dia 31 de janeiro. Ainda não há processos pautados para a sessão.

A expectativa de ministros do Supremo é de que sejam tomadas medidas duras contra os responsáveis pelos atos do domingo.

Em nota ainda no domingo, o decano da corte, Gilmar Mendes, disse que houve "uma comunhão de esforços criminosos: alguns executaram, outros tantos financiaram, planejaram, estimularam. Se uns atuaram, muitos outros ajudaram pela omissão".

Já o ministro Alexandre de Moraes afirmou que "serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos que continuam na ilícita conduta dos atos antidemocráticos".

Na madrugada, ele determinou o afastamento do cargo do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

A própria Rosa divulgou uma nota em que disse que a Suprema Corte "não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao estado democrático de direito".

"O STF atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos. O prédio histórico será reconstruído."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.