Descrição de chapéu Datafolha

Datafolha: Veja como cada segmento se classifica entre petista e bolsonarista

Levantamento mostra variações, entre estratos da população, dos que se definem como sendo de um ou outro grupo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pesquisa Datafolha aponta que 30% dos eleitores se dizem petistas, enquanto 22% se definem como bolsonaristas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, estão entre os segmentos em que mais pessoas se dizem petistas: os nordestinos (42%), aqueles que cursaram até o ensino fundamental (40%) e aqueles que ganham até dois salários mínimos (39%).

O percentual daqueles que se dizem bolsonaristas se destaca em segmentos como os sulistas (28%) e os evangélicos (29%).

O Datafolha ouviu 2.028 pessoas com 16 anos ou mais em 126 cidades, de quarta (29) a quinta (30). A margem de erro varia conforme o segmento.

Foi perguntado aos entrevistados como eles se definiam, sendo 1 bolsonarista, 2, mais próximo do bolsonarismo, 3, neutro, 4, mais alinhado ao petismo e 5, petista.

Fotografias combinadas mostram Lula e Bolsonaro no debate final do segundo turno da eleição de 2022, na TV Globo
Fotografias mostram Lula e Bolsonaro no debate final do segundo turno da eleição de 2022, na TV Globo - Mauro Pimentel - 28.out.2022/AFP

Veja abaixo como os diferentes segmentos da população se classificaram entre petista e bolsonarista, segundo o Datafolha.

Renda

A faixa dos que se dizem petistas entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos (39%) é maior do que a das que se definem como bolsonaristas (19%). A margem de erro entre quem ganha até esse limite é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Grau de instrução

Entre quem tem ensino superior, com margem de erro de 5 pontos percentuais, destaca-se a parcela dos que se dizem neutros (30%). Já entre quem tem ensino fundamental, com margem de erro de 4 pontos percentuais, a parcela dos que se dizem petistas é de 40%, enquanto 23% se diz bolsonarista.

Região do país

No Sul, os que se dizem bolsonaristas somam 28% dos entrevistados, frente a 21% dos que se dizem petistas. A diferença está dentro da margem de erro para a região, de 6 pontos percentuais. No Nordeste, a diferença entre bolsonaristas e petistas está fora da margem de erro do local, que é de 4 pontos: 42% se definem como petistas e 14% como bolsonaristas.

Religião

Entre evangélicos, os que se dizem bolsonaristas são 29%, enquanto 23% se definem como petistas. A margem de erro para este grupo é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A parcela que se diz petista entre os católicos —grupo com margem de erro de 3 pontos— é de 36%, frente a 19% que se afirmam bolsonaristas.

Faixa etária

Entre os mais que tem de 16 a 24 anos, 14% se diz bolsonarista, 26% petista e 30% se define como neutra. Os valores se alteram quando se olha para o grupo dos que têm 60 anos ou mais: entre os mais velhos, 37% se diz petista, 27% se define como bolsonarista e outros 13% se dizem neutros. A margem de erro para as diferentes faixas etárias é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Gênero

Os percentuais dos que se dizem bolsonaristas entre homens e mulheres é o mesmo: 22%. O percentual dos que se dizem petistas é de 33% entre as mulheres e de 28% entre os homens. A margem de erro de ambos os grupos é de 3 pontos percentuais.

Cor

Entre os pardos, 31% se dizem petistas e 22% se classificam como bolsonaristas. Já entre os brancos, grupo com margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos, a diferença entre os que se dizem bolsonaristas (26%) e petistas (23%).

População em geral

Considerando o resultado da amostra, com margem de erro de dois pontos percentuais, a parcela dos que se dizem petistas é de 30% e 10% se consideram mais próximos ao petismo, enquanto 22% se definem como bolsonaristas junto a outros 9% que se veem mais próximos ao bolsonarismo. Os que se declaram neutros são 22%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.