Descrição de chapéu jornalismo mídia

Jornalistas & Cia lança edição especial sobre Cláudio Abramo

Centenário de nascimento do jornalista que colaborou para modernização da imprensa se comemora nesta quinta (6)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O jornalista Cláudio Abramo, ex-diretor de Redação da Folha, é homenageado na newsletter Jornalistas & Cia desta semana, sendo lembrado por sua vivência nos noticiosos paulistas e pela importância na modernização da imprensa brasileira.

O centenário de nascimento de Abramo se comemora nesta quinta-feira (6).

O jornalista Cláudio Abramo, ex-diretor de Redação da Folha
O jornalista Cláudio Abramo, ex-diretor de Redação da Folha - Sérgio Tomisaki - 26.ago.85/Folhapress

O boletim informativo, publicado semanalmente, visa conectar profissionais da comunicação brasileiros e os principais acontecimentos em Redações, agências e eventos jornalísticos do país, divulgando processos seletivos, premiações, bolsas e iniciativas no setor, dentre outros.

Rememorando a história de Abramo, nascido na vésperas do dia do jornalista, comemorado em 7 de abril, a newsletter desta semana traz um conjunto de entrevistas e crônicas com colegas de trabalho do jornalista, além de um depoimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de quem foi amigo.

Leão Serva, ex-secretário de Redação da Folha e colega de trabalho do jornalista, lembrou ter conhecido Abramo na Redação do jornal, logo após ele ter voltado de Londres, onde foi correspondente. Serva ressaltou a importância do periodista na construção de uma imprensa mais objetiva.

Também foram ouvidos Juca Kfouri, Janio de Freitas, Fernando Morgado, Ricardo Kotscho, Luís Nassif e outros nomes da comunicação brasileira, que deixaram depoimentos ou fatos marcantes sobre Abramo, sua vida pessoal e sua trajetória profissional.

Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, que publica a newsletter, destacou a importância da atuação de Abramo no jornalismo nacional e o eco de seu trabalho na produção de notícias ainda hoje.

"Em meio a uma família estelar, pode-se dizer que Cláudio foi um Sol, tal o esplendor de sua passagem pelo jornalismo brasileiro e tal a lenda que se criou em torno de seu nome, ainda hoje reverberando em várias gerações profissionais" escreveu Ribeiro na introdução do boletim informativo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.