Descrição de chapéu Folhajus Congresso Nacional

Senado aprova proposta que autoriza permuta entre juízes estaduais

PEC analisada nesta terça estende benefício garantido a magistrados federais e do Trabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que autoriza a permuta entre juízes estaduais, benefício assegurado hoje a juízes federais e do Trabalho. O texto foi aprovado em dois turnos de forma unânime e vai à promulgação.

A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados em março do ano passado, mas só passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado na semana passada.

Plenário do Senado Federal durante sessão especial - Edilson Rodrigues - 25.abr.23/Agência Senado

Durante a discussão do texto no plenário nesta terça, o relator, senador Weverton Rocha (PDT-MA), aceitou a sugestão dos colegas para deixar claro que os juízes terão direito apenas à permuta, e não à transferência definitiva por meio da remoção a pedido.

"Se o juiz lá do Pará quiser ir lá para Grupiara, em Minas Gerais, que é a terra natal da minha esposa, e um de Grupiara quiser ir para o Pará, eles vão ocupar, de forma permanente, as vagas: eles vão sair de uma para outra, sem nenhum prejuízo ao erário", disse o relator.

Senadores também demonstraram dúvidas sobre a remuneração dos magistrados durante a troca. Rocha e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmaram que os detalhes ainda devem ser regulamentados, já que se trata de uma emenda à Constituição Federal.

"Como a Loman [Lei Orgânica da Magistratura Nacional], o Conselho Nacional de Justiça regulamenta e define tudo, depois que dá a diretriz, cada tribunal tem sua autonomia de fazer ou não. Então, obviamente, isso vai estar bastante resolvido dentro das instâncias do Judiciário", afirmou o relator.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.