Descrição de chapéu jornalismo

Suzana Herculano-Houzel assume cátedra Otavio Frias Filho com conferência

Iniciativa é parceria da Folha com o Instituto de Estudos Avançados, da USP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A bióloga e neurocientista Suzana Herculano-Houzel tomará posse nesta terça-feira (9) como titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em parceria com a Folha.

A cerimônia será realizada em evento online às 15h, com participação da neurocientista e representantes das duas instituições parceiras. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA (www.iea.usp.br/aovivo) e pelo YouTube, com inscrição prévia.

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, fotografada no Rio de Janeiro - Leo Pinheiro/Valor

Herculano-Houzel é professora associada da Universidade Vanderbilt (Estados Unidos) desde 2016 e colunista da Folha. Ela é um dos principais nomes da neurociência brasileira, com trabalhos de repercussão internacional.

"O convite para a cátedra não me deixa só muito honrada. Também é a oportunidade perfeita para explorar com o público e especialistas temas que me interessam como pesquisadora", declarou Herculano-Houzel ao ser anunciada como nova titular.

Reconhecida por suas pesquisas sobre a evolução do cérebro, a neurocientista tratará na cátedra do tema "Ciência, Comunicação e Futuro", promovendo o contato entre diferentes disciplinas.

A divulgação científica sempre foi um de seus focos de atuação. Entre seus vários livros para o público leigo está "A Vantagem Humana - Como Nosso Cérebro se Tornou Superpoderoso" (Companhia das Letras). Ela também foi apresentadora de um quadro no Fantástico, da TV Globo.

Para sua posse, Herculano-Houzel fará uma conferência com o título "Desde que funcione: por uma visão mais otimista da vida onde a diversidade é a norma".

A neurocientista sucede o jornalista Muniz Sodré, que é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colunista da Folha.

A cátedra foi lançada em fevereiro de 2021, quando a Folha completou 100 anos de existência. A iniciativa homenageia o jornalista Otavio Frias Filho (1957-2018), que liderou o projeto de modernização deflagrado pelo jornal em 1984 e dirigiu a Redação até sua morte, em decorrência de um câncer.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.