Descrição de chapéu Folhajus

Ministério Público Militar tem canal para denúncia de assédio; veja como fazer

Ouvidoria da Mulher foi criada em março de 2022 e recebe denúncias por email ou telefone

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O Ministério Público Militar tem desde março de 2022 uma Ouvidoria da Mulher, canal montado para receber denúncias de assédio, importunação sexual ou outras formas de constrangimento à mulher nas Forças Armadas.

As denúncias podem ser feitas por meio do email ouvidoria.mulher@mpm.mp.br ou pelo telefone (21) 99873-9391 —o número também recebe mensagem por WhatsApp.

Dados do STM (Superior Tribunal Militar) mostram que 56 ações penais pelos crimes foram abertas desde 2018 - Isabella Campos/Folhapress

De acordo com a coordenadora da ouvidoria, procuradora Najla Nassif Palma, o canal recebeu até o momento apenas cinco denúncias desde a sua criação. Ela tem feito palestras em unidades militares pelo país a fim de divulgar o serviço.

"É o estabelecimento da relação de confiança da vítima para que ela possa de fato se sentir confortável para levar isso a frente. É por isso que os números estão aumentando. Está acontecendo mais do que acontecia no passado? A minha percepção é que não. Eu acho que no passado havia uma realidade oculta que não vinha à tona", diz a procuradora.

Dados do STM (Superior Tribunal Militar) mostram que 56 ações penais pelos crimes foram abertas desde 2018. Desde o ano passado foram 29 denúncias, o equivalente a 3 a cada 2 meses. Ficam de fora desta contagem investigações ainda em curso nas unidades militares ou episódios mantidos em segredo pelas vítimas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.