JK é tema de série de TV, fotobiografia e exposição

Com 4 episódios, produção da TV Cultura estreia em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma coincidência reuniu mineiros ilustres em Diamantina em julho de 1971. Músicos do Clube da Esquina estavam na cidade com o fotógrafo Juvenal Pereira para retratos que seriam publicados na revista O Cruzeiro. De repente, encontraram Juscelino Kubitschek, que voltava à sua terra natal para uma reportagem de outra revista influente naquele período, a Manchete.

JK tinha deixado a Presidência havia mais de uma década e, persona non grata para a ditadura militar, não exercia cargo público àquela altura. Continuava, entretanto, com a popularidade em alta e era visto com admiração pelos jovens Milton Nascimento, Fernando Brant, e Márcio Borges, a parte do Clube da Esquina que passava por Diamantina.

Da esq. para dir., Milton Nascimento, Márcio Borges, Fernando Brant e Lô Borges com Juscelino Kubitschek em Diamantina (MG); imagem do fotógrafo Juvenal Pereira está na série e na fotobiografia que serão lançados pela fundação Padre Anchieta - Juvenal Pereira

Juntaram-se em torno do violão e um deles começou a cantar "Beco do Mota", composição de Milton e Brant sobre uma antiga área de prostituição da cidade. Foi uma tremenda saia-justa: JK, que conhecia o lugar, ficou constrangido. Mas o jogo de cintura do político veterano logo devolveu o clima descontraído ao encontro.

Juvenal Pereira e os irmãos Lô e Márcio revivem essa história no quarto e último episódio da série "JK - O Reinventor do Brasil", que estreia na TV Cultura em 11 de novembro.

A série integra um projeto mais amplo, produzido e bancado pela fundação Padre Anchieta, que comanda a emissora. Inclui ainda o lançamento de uma fotobiografia e uma exposição sobre o presidente que governou o país de janeiro de 1956 a janeiro de 1961 e que esteve à frente da construção de Brasília.

Segundo Fábio Chateaubriand, idealizador e diretor-executivo do projeto, o objetivo era lançar esse pacote em 2022 por ocasião dos 120 anos de nascimento de Juscelino. Mas a pandemia obrigou que ele e sua equipe repensassem o cronograma.

Com cerca de 400 imagens, guardadas pela família Kubitschek e outras tantas pertencentes a acervos de instituições como os arquivos públicos de São Paulo e do Distrito Federal, a Casa de Juscelino, em Diamantina, e o Memorial JK, em Brasília, a fotobiografia será publicada em dezembro.

Nesse primeiro momento, haverá distribuição para bibliotecas, universidades, escolas e museus. Posteriormente, o livro será comercializado.

A exposição vai passar por espaços culturais de pelo menos quatro cidades ao longo do ano que vem: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Diamantina.

Juscelino Kubitschek com Marlon Brando durante as filmagens de "O Grande Motim", em Los Angeles, em 1961, meses depois de ter deixado a Presidência; imagem está na fotobiografia - Acervo Memorial JK, de Brasília

Entre as três frentes de homenagem a JK, a série é aquela que deve atingir um público mais abrangente. "Apostamos numa linguagem pop, com narração em estilo de podcast, com o intuito de chamar a atenção dos mais jovens, que ainda não conhecem o Juscelino", diz Chateaubriand.

Depois das exibições na TV, com um episódio por semana, sempre aos sábados, a série estará na Cultura Play, plataforma de acesso gratuito.

O primeiro episódio, ao qual a Folha assistiu com exclusividade, lembra a infância em Diamantina, a formação em medicina em Belo Horizonte e os primeiros passos na carreira política. Mostra ainda sua nomeação como prefeito da capital mineira, sua vitória na disputa eleitoral pelo governo do estado e as articulações na corrida pela Presidência da República.

Chamam a atenção as imagens raras do jovem médico nas frentes de batalha da Revolução de 1932 e o registro de um episódio familiar pouco conhecido, a decisão de Juscelino e da sua esposa, Sarah, pela adoção de uma menina, Maria Estela, que se tornaria irmã de Márcia.

"Não defendemos uma tese acadêmica. Estamos, sim, contando uma história, que é cheia de dramas", afirma Fernando Rodrigues, que assina e narra o roteiro de tom leve e objetivo.

A longa carreira na publicidade de Rodrigues e do diretor da série, Jarbas Agnelli, contribui para o dinamismo e as doses de ironia e até um certo deboche ao longo da produção. "Queríamos evitar um tom professoral", conta Agnelli.

A segunda parte da série apresenta a chegada de JK à Presidência e a chamada Revolta de Jacareacanga, movimento de oficiais da Aeronáutica no sul do Pará para impedir que o político mineiro assumisse o poder. A reação firme do então ministro da Guerra, Henrique Lott, barrou a ação dos golpistas.

A construção de Brasília domina o terceiro episódio, que aborda também a ebulição cultural e esportiva do país naquele momento, com a bossa nova, o cinema novo e a conquista da Copa do Mundo de 1958. Juscelino soube imprimir sua marca ou, como disse Fernando Henrique Cardoso, "JK alcançou o que poucos estadistas alcançam: criar uma nova identidade nacional".

0
JK aproveitava as frequentes viagens do Rio para Brasília para dormir durante o voo, na segunda metade dos anos 1950; foto de Jean Manzon está no livro a ser lançado pela fundação Padre Anchieta - Jean Manzon

No quarto e último episódio, o golpe militar de 1964 o obriga a partir para o exílio, período em que passou por cidades da Europa e dos EUA. Três anos depois, voltou ao Brasil e se uniu a Carlos Lacerda (antes um adversário político) e a João Goulart para montar uma Frente Ampla em oposição ao regime. A iniciativa foi logo sufocada pelos militares.

No dia 22 de agosto de 1976, JK morreu na via Dutra, na altura de Resende (RJ), quando o Opala em que estava bateu em uma carreta –o motorista Geraldo Ribeiro também faleceu. É o momento mais controverso da série porque as avaliações sobre o fato se dividiram na época e assim persistem.

Entre os entrevistados da produção, há quem acredite ter sido um acidente, como a filha Maria Estela e historiadores como Lilia Schwarcz; outros creem que tenha sido um evento proposital, ou seja, um assassinato, como o político Gilberto Natalini e o jornalista Ivo Patarra, ligados a uma comissão que, entre outras atribuições, investigou o episódio.

"Como diz o biógrafo Ronaldo Costa Couto, a morte do Juscelino é um capítulo em aberto. E provavelmente continuará assim", diz Chateaubriand.

A equipe da série encontrou um Opala 1971 muito parecido com o veículo em que JK estava e reproduziu os instantes que antecederam a colisão. Como seria muito difícil fazer essa simulação na Dutra, a produção filmou esse momento em uma rodovia em Sorocaba (SP) em trecho semelhante àquele onde ocorreu o choque em 1976.

Opala de JK destruído após a colisão na via Dutra, em agosto de 1976 - Folhapress

"Não capotamos o carro, mas fizemos manobras que permitem que se tenha uma visão geral do acidente", afirma o idealizador do projeto.

"Eu trouxe para a série a ideia de filmar algumas passagens, não ficar apenas nos registros de arquivos. Há, por exemplo, esse momento do Opala e cenas com um menino de Diamantina que interpreta JK quando criança", diz o diretor Agnelli.

Embora contemple pontos em que o líder mineiro costuma ser criticado, como a inflação alta deixada pela sua Presidência, o projeto é abertamente simpático ao personagem que retrata. Ressalvas que volta e meia retornam ao debate sobre o legado de JK –por que construir tantas rodovias em detrimento das ferrovias?– são vistas ao lado de outras perspectivas.

De acordo com Chateaubriand, "Juscelino tinha pretensões de concorrer à Presidência em 1965, quando apostaria fortemente no desenvolvimento da agricultura. Nessa volta ao governo, ele se concentraria na construção de ferrovias para escoar a produção agrícola".

E o que presidente bossa nova, como cantou Juca Chaves, teria a dizer ao Brasil de 2023? Para o diretor-executivo do projeto, "Juscelino foi prova de que é possível fazer política e governar por meio do diálogo e do respeito, considerando a pluralidade do povo brasileiro".

Juscelino com o neto João César, filho de Maria Estela, em 1964
Juscelino com o neto João César, filho de Maria Estela, em 1964 - Arquivo Público do Estado de São Paulo

O livro fotobiográfico e a série serão uma maneira poderosa de transmitir a vida e a obra de JK para, principalmente, uma geração mais nova, tão acostumada às mídias sociais

João César Kubitschek

neto de JK, à Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.