Descrição de chapéu Governo Lula

Lula reúne ministros, aliados e Campos Neto em confraternização de fim de ano

Evento aconteceu na residência oficial da Granja do Torto; Lula já chamou presidente do BC de 'esse cidadão'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula (PT) reuniu na noite desta quinta-feira (21) seus ministros e principais aliados para uma confraternização de fim de ano, na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília.

Também participou do churrasco de fim de ano o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que até pouco tempo atrás era o principal alvo das críticas e ataques do petista em razão da taxa básica de juros.

Aliados e convidados de Lula saem da Granja do Torto, residência da Presidência da República, em Brasília, após confraternização de fim de ano promovida pelo Palácio do Planalto
Aliados e convidados de Lula saem da Granja do Torto, residência da Presidência da República, em Brasília, após confraternização de fim de ano promovida pelo Palácio do Planalto - Renato Machado/Folhapress

Os convidados começaram a chegar à Granja do Torto por volta das 19h30, logo após o mandatário. Lula deixou o local quatro horas depois.

A Granja do Torto é uma residência oficial que costuma ser usada como casa de campo pelos governantes. Lula, no entanto, não tem feito uso do local com frequência.

Quase todos os ministros do governo compareceram, entre eles o da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a do Planejamento, Simone Tebet (MDB), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a chefe da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Além deles, também estiveram presentes o advogado-geral da União, Jorge Messias, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) e o titular da Educação, Camilo Santana (PT).

Também compareceram o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, e o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Uma das poucas ausências no evento foi a do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). Ele está em Salvador, por conta do nascimento recente de seu filho.

Durante o churrasco, houve a apresentação de um trio feminino de forró pé de serra. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cantou uma música. Os convidados começaram a deixar o local por volta das 22h30.

O presidente do Banco Central permaneceu cerca de três horas no evento.

O convite para Campos Neto representa uma virada na relação do Palácio do Planalto com o dirigente, indicado ao cargo por Jair Bolsonaro (PL). Campos Neto foi alvo de sucessivos ataques do próprio Lula pela taxa básica de juros, a Selic, alta ao longo do ano.

Lula por muitos meses apenas se referiu a Campos Neto apenas como "cidadão" e questionava as suas intenções.

"Esse cidadão, se ele conversa com alguém, não é comigo. Ele deve conversar com quem o indicou. E quem o indicou não fez coisas boas nesse país. A sociedade brasileira vai descobrir com o tempo", afirmou o presidente.

A relação entre os dois começou a mudar com as decisões do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, de realizar quatro cortes sucessivos na taxa de juros, que caiu para 11,75%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.