Nova coluna na Folha aborda discursos e desinformação em grupos de mensagem

Textos assinados por fundador e cofundador da empresa de tecnologia Palver serão semanais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia nesta segunda-feira (19) a coluna Encaminhado com Frequência, que propõe analisar dados extraídos de grupos públicos de redes sociais fechadas, como WhatsApp e Telegram, e destacar tendências e discursos de mensagens compartilhadas repetidas vezes. Desinformação e a percepção pública de temas importantes estão entre os temas a serem tratados.

Os textos são assinados por Felipe Bailez e Luis Fakhouri, respectivamente fundador e cofundador da empresa de tecnologia Palver, com sede em São Paulo e que opera desde 2022.

Leia a primeira coluna Encaminhado com Frequência

Publicação da coluna será semanal, na versão digital do jornal

"Abordaremos temas como desinformação sobre saúde, teorias de conspiração, percepção pública sobre temas importantes e a constante disputa política que acontece no ciberespaço, além de alguns pitacos sobre o impacto da tecnologia e inteligência artificial na comunicação", diz Fakhouri.

Segundo ele, isso é feito a partir de uma ferramenta criada pela empresa e que utiliza modelos de IA (inteligência artificial) para estudar dados de discurso online, incluindo redes sociais e grupos públicos de mensageria.

"Conseguimos identificar, em tempo real, as principais mensagens, notícias e informações, falsas ou verdadeiras, que ganharam a atenção das pessoas."

Felipe Bailez e Luis Fakhouri, da Palver, autores da nova coluna - Arquivo Pessoal

São monitorados mais de 50 mil grupos públicos de WhatsApp, Telegram e outras redes, como TikTok e Reddit, além de notícias.

Segundo a empresa, a coleta de dados é feita de forma anonimizada e em cumprimento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e a ferramenta utiliza modelos de IA para identificação de spam, análise de mídia e conteúdo com potencial desinformativo.

A publicação da coluna será semanal, na versão digital do jornal.

"É uma honra colaborar com a Folha, uma instituição que há mais de um século tem sido um farol de integridade e informação confiável", afirma Bailez.

"Estamos entusiasmados com a possibilidade de trazer nossa perspectiva sobre desinformação para o leitor, esperamos que essa colaboração não apenas acrescente ao conteúdo editorial mas também ofereça uma visão valiosa e esclarecedora sobre as novas formas de comunicação nas redes sociais fechadas."

Bailez é economista pela USP e também CEO da Palver. Fakhouri é administrador público e mestre em gestão internacional pela FGV-EAESP e mestre em administração pública pela Universidade de Columbia (NY). É cofundador e diretor de estratégias da Palver.


COLUNISTAS DE POLÍTICA (*)

Segunda-feira: Camila Rocha/Deborah Bizarria/Encaminhado com Frequência (**)
Terça-feira: Joel Pinheiro da Fonseca
Quarta-feira: Elio Gaspari
Quinta-feira: Conrado Hübner Mendes
Sexta-feira: Marcos Augusto Gonçalves
Sábado: Demétrio Magnoli
Domingo: Elio Gaspari e Celso Rocha de Barros


(*) Dias de publicação na edição impressa; na versão online, ela costuma ocorrer no dia anterior
(**) Com Encaminhado com Frequência, só edição digital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.