Descrição de chapéu Lava Jato Folhajus

Toffoli anula uso de provas da Odebrecht em ação contra Delcídio do Amaral

Defesa do ex-senador pediu extensão de decisão que considerou inválido uso de dados dos sistemas da empreiteira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli anulou as provas da leniência da Odebrecht em uma ação derivada da Operação Lava Jato contra o ex-senador Delcídio do Amaral.

Essa decisão é uma extensão das determinações que já vêm sendo dadas pela corte nos últimos anos, desde que Ricardo Lewandowski, que se aposentou do Supremo e se tornou ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (PT), era relator de processos relacionados às provas do acordo da empreiteira.

Com a decisão, o processo contra o ex-senador, que tramita na 36ª Zona Eleitoral de Campo Grande, deve ser arquivado. No ano passado, outra ação contra Delcídio teve o mesmo destino.

O ex-senador Delcídio do Amaral
O ex-senador Delcídio do Amaral - Alan Marques - 9.mai.2016/Folhapress

"Defiro o pedido constante desta petição e estendo os efeitos da decisão (...) para declarar a imprestabilidade, quanto ao ora requerente, dos elementos de prova obtidos a partir dos sistemas Drousys e My Web Day B, utilizados no Acordo de Leniência celebrado pela Odebrecht", disse Toffoli em sua decisão.

O Drousys e MyWebDay da Odebrecht, respectivamente, eram os sistemas de comunicação interna e de contabilidade e controle de pagamentos de vantagens indevidas da empreiteira.

Inicialmente, o uso como prova desses sistemas eletrônicos foi invalidado no STF sob o argumento de que mensagens dos procuradores responsáveis mostraram que não houve o devido manuseio dos arquivos.

Além de invalidar as provas, Dias Toffoli também suspendeu, em janeiro, o pagamento de multa que tinha sido acordada pela empreiteira com o Ministério Público em 2016.

Na ação, Delcídio é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de Mato Grosso do Sul por repasses que recebeu da empreiteira para quitar dívidas de campanha de 2014, quando tentou ser governador pelo PT.

A defesa do ex-senador disse que "para sustentar a denúncia, o Ministério Público Eleitoral citou os documentos obtidos por meio do sistema 'Drousys' e do Acordo de Leniência da Odebrecht por pelo menos 10 vezes".

Não é a primeira ação contra Delcídio cujas provas foram anuladas por Toffoli. O ministro também aceitou um pedido de extensão em outra ação relacionada ao político, em agosto do ano passado.

O ex-senador era líder do governo Dilma Rousseff (PT) quando foi preso, em novembro de 2015, após ter sido gravado pelo filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró. Posteriormente, disse que, se o episódio fosse hoje, com os novos rumos dados à Lava Jato, não teria ido para a cadeia.

Foi o primeiro caso de senador detido no exercício do mandato.

Delcídio se tornou delator posteriormente e teve o mandato cassado por quebra de decoro em 2016. Em 2022, ele concorreu a deputado federal pelo PTB (hoje PRD), mas não se elegeu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.