Descrição de chapéu Eleições 2024

Boulos e Marina fazem ato de pré-campanha e ignoram manifestações da esquerda

Em dia de protestos contra Bolsonaro, ministra de Lula e pré-candidato do PSOL anunciam plano de sustentabilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em dia de manifestações da esquerda contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, fez ato de sua pré-campanha ao lado da ministra do Meio Ambiente do governo Lula, Marina Silva, no centro da capital paulista.

O evento oficializou a participação da Rede Sustentabilidade, partido fundado pela ministra, na elaboração do plano de sustentabilidade da candidatura de Boulos. Os dois partidos fazem parte da mesma federação nacionalmente.

Ministra do Meio ambiente, Marina Silva, participou de ato de campanha de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em ato de pré-campanha de Guilherme Boulos (PSOL) - Marlene Bergamo/Folhapress

A poucos metros do ato, líderes da esquerda, movimentos populares e sindicalistas se preparavam para a manifestação contra o bolsonarismo, no largo São Francisco.

Boulos e Marina não confirmaram presença no protesto nem fizeram referência ao ato em seus discursos, apesar de terem invocado a necessidade de uma frente ampla progressista nas eleições municipais de São Paulo para derrotar o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição com apoio de Bolsonaro.

"São Paulo tem o desafio de estabilizar a democracia no Brasil", disse Marina antes de defender a frente ampla que, segundo ela, foi responsável por eleger Lula nas últimas eleições nacionais. "Somos um campo diversificado", continuou.

Marina não comentou a ausência no ato de esquerda em São Paulo.

"Nós trabalhamos para chegar a candidaturas de consenso. Quando isso não é possível, a gente espera que o eleitor leve aquele que ele acha ser o melhor no segundo turno e, no segundo turno, com certeza estaremos juntos com todo o respeito pelas candidaturas da frente ampla que não estejam no nosso campo", disse a ministra.

O deputado estadual Emídio de Souza (PT) participou do evento de campanha de Boulos como representante do Partido dos Trabalhadores.

Questionado sobre a ausência na manifestação da esquerda contra Bolsonaro, o candidato do PSOL afirmou que se trata de um ato nacional. "Aliás, o principal [ato] está sendo feito em Salvador, e foi tirado em um cronograma dos movimentos sociais em nível nacional. A campanha tem sua agenda e acabou conflitando. Eu estive em praticamente todas as mobilizações em São Paulo", disse.

Boulos recebeu o documento "Rede com Boulos" com uma série de propostas para o desenvolvimento da sustentabilidade na capital paulista, como a inclusão de cooperativa de catadores para ampliar a coleta seletiva de lixo.

No segundo compromisso de agenda de campanha do dia, Boulos e Marina participaram de uma discussão sobre o plano de sustentabilidade fornecido pela Rede, com a participação de integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), que tem o candidato como um dos fundadores, e de catadores de material reciclável.

Ao entrar no Teatro Oficina, local do encontro, Boulos foi recebido aos gritos de "Eu não abro mão de prefeito que faz ocupação". "Hoje a gente está iniciando os debates públicos com a cidade de São Paulo sobre o nosso programa de governo. Escolhemos para começar o tema do combate às mudanças climáticas e do meio ambiente", disse o candidato.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.