Descrição de chapéu Governo Lula

Janja é escalada como socióloga para participar de evento da ONU em NY

Primeira-dama integrará comitiva do Ministério das Mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, irá participar da 68ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW, na sigla em inglês) das Nações Unidas em Nova York na próxima semana.

Janja integrará a comitiva do Ministério das Mulheres no evento a partir de convite da ministra da pasta, Cida Gonçalves. Elas devem viajar no sábado (9) e cumprir agendas ao longo de toda a semana, retornando ao Brasil no dia 16. O presidente Lula (PT) não vai comparecer.

No Diário Oficial da União desta sexta-feira (8), o presidente designou Janja, na condição de socióloga, para participar do evento.

A primeira-dama Janja durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Evaristo Sá - 14.set.23/AFP

"Rosângela Lula da Silva, socióloga, para participar da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher da Organização das Nações Unidas, com ônus, no período de 9 a 16 de março de 2024, inclusive trânsito, em Nova York, Estados Unidos", diz a publicação.

Essa será a primeira viagem internacional que Janja faz no mandato sem estar acompanhada do presidente. Segundo membros do governo, a ideia é que a primeira-dama também cumpra agendas próprias durante a viagem, além de acompanhar a ministra Cida nos compromissos da comissão.

A ministra está escalada para participar, além da abertura do evento, de mesas de discussão com temas como mobilização de financiamento sobre a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e construção da igualdade de gênero. Cida também terá reuniões bilaterais com autoridades internacionais.

Em todas as viagens internacionais em que acompanhou Lula, Janja também teve agendas separadas. No ano passado, chegou a viajar para estados no Brasil sem o petista, como o Rio de Janeiro.

A socióloga não tem um cargo oficial na estrutura do governo, mas se mantém como uma das conselheiras mais influentes de Lula.

Desde a campanha eleitoral, Janja tem afirmado o desejo de ressignificar o papel de primeira-dama. A socióloga tem atuado em pautas que lhe são caras, como cultura, direito das mulheres, segurança alimentar e defesa do meio ambiente.

No ano passado, criou a série de lives Papo de Respeito, na qual conversa com autoridades e personalidades sobre iniciativas do governo.

Nesta sexta-feira, data em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, a primeira-dama publicou um vídeo nas redes sociais para falar da "potência política de transformação de cultivar o afeto" entre as mulheres.

"Cultivar o afeto nos nutre, dando força para batalhar por autonomia financeira, por uma política de cuidado, por equidade de direitos, por igualdade salarial e pela representatividade feminina nos espaços de decisão e poder, principalmente pelo fim da misoginia", diz Janja no vídeo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.