Descrição de chapéu Governo Lula

Lula culpou Bolsonaro sobre móveis do Alvorada: 'Não tem que levar cama embora'; veja vídeo

Janja também reclamou das instalações do palácio encontradas após a posse, no ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Lula (PT) disse em 2023, logo após assumir o cargo, que parte do Palácio da Alvorada estava "como se não tivesse sido habitada", sem "cama, sem sofá".

Na ocasião, durante um café da manhã com jornalistas, o mandatário reclamou das condições que o governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), deixou as instalações.

"Se fosse dele [Bolsonaro] ele teria razão de levar mesmo. Mas ali é uma coisa pública", disse Lula.

Nesta quarta (20), reportagem da Folha revelou que a Presidência da República encontrou todos os 261 bens do patrimônio que estavam desaparecidos e que tinham motivado a troca de farpas.

A Secretaria de Comunicação Social da gestão Lula diz agora que houve "um descaso" do governo anterior e que foi necessário "um esforço" para localizar todos os bens novamente.

Lula e Janja durante café da manhã com jornalistas, em janeiro de 2023 - Pedro Ladeira - 12.jan.23/Folhapress

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, concedeu entrevista à GloboNews dias após a posse de Lula, em 2023, na qual reclamou do estado das instalações. Também a primeira-dama mencionou que não se sabia onde estavam determinados bens.

"Teve muitos objetos que foram transportados de um lado para o outro. Do Planalto para cá, daqui para o Jaburu. Então a gente precisa localizar esses objetos."

Na ocasião, Janja disse que seria necessário fazer um tombamento das coisas "que estão dentro do Alvorada, na parte de baixo". "Para que não aconteça mais isso, de o governante chegar e realmente tirar as coisas que são patrimônio do Estado brasileiro."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.