Ibama multa Bolsonaro em R$ 2.500 por suposta importunação a baleia em SP

Ex-presidente diz que é perseguido; cabe recurso contra a multa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O Ibama multou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta importunação de uma baleia jubarte durante um passeio de jet ski em São Sebastião (SP), em junho do ano passado.

O ex-presidente foi multado em R$ 2.500. O auto de infração foi registrado pelo Ibama no dia 1º de abril, seis dias antes de a PF (Polícia Federal) concluir um inquérito sobre o episódio e decidir não indiciar Bolsonaro. Na prática, a corporação avaliou que Bolsonaro não cometeu crime por ele não ter se aproximado da baleia intencionalmente.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília - Gabriela Biló -22.fev.24/Folhapress

Para o Ibama, o ex-mandatário violou uma lei contra o molestamento de animais marinhos. Essa lei é de 1987 e foi regulamentada por uma portaria do órgão em 1996. Segundo essa portaria, o molestamento consiste na aproximação a menos de 100 metros de animais marinhos por meio de embarcações ou outros veículos motorizados.

"A aproximação e molestamento das baleias alteram seu comportamento, que na costa brasileira são de reprodução e berçário, podendo colocar em risco não só indivíduos, mas como toda recuperação populacional da espécie", diz o Ibama, em nota.

Bolsonaro diz que é perseguido. Em publicação no X (antigo Twitter), o ex-presidente afirmou que o Ibama deu prazo de 20 dias para a defesa dele se manifestar. Cabe recurso contra a multa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.