Descrição de chapéu Rio de Janeiro - Estado

Quaest: Paes tem 51% no Rio, contra 11% de Ramagem e 8% de Tarcísio Motta

Pesquisa aponta chance de reeleição de prefeito em 1º turno; associação com Bolsonaro faz deputado do PL crescer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), tem liderança folgada das intenções de voto para a reeleição ao cargo, de acordo com pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (18) pela Quaest.

Da esq. para a direita, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), Alexandre Ramagem (PL) e Tarcísio Motta (PSOL) - Fotos: Eduardo Anizelli, Adriano Machado e Ricardo Borges/Folhapress, Reuters e Folhapress

Paes tem 51% das intenções de voto, patamar que poderia lhe garantir a reeleição em primeiro turno. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL) aparece em segundo com 11%, em empate técnico com o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 8%.

Em seguida aparecem o deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil), com 4%, e o deputado federal Marcelo Queiroz (PP), com 2%. Declararam estar indecisos 4% dos entrevistados, enquanto 20% afirmaram que pretendem anular o voto ou não comparecer às urnas.

A pesquisa foi realizada de quinta-feira (13) a domingo (16) e ouviu 1.145 eleitores, com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Ela foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-04459/2024.

A Quaest simulou uma disputa de segundo turno entre Paes e Ramagem, cenário no qual o prefeito tem 57% das intenções de voto contra 27% do ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Declararam votar nulo ou não votar 14% dos eleitores, enquanto 2% ficariam indecisos.

A pesquisa indica potencial de crescimento de Ramagem quando associado ao nome de Jair Bolsonaro (PL), principal padrinho da pré-candidatura. Quando o deputado é associado ao apoio do ex-presidente, as intenções de voto em primeiro turno vão para 29%.

Paes, por sua vez, quando tem seu nome associado ao endosso do presidente Lula (PL), tem 47% da preferência do eleitorado.

Os dados explicam a intenção de Ramagem em nacionalizar o debate eleitoral. Paes, por sua vez, tenta ampliar seu arco de alianças para evitar que sua campanha de reeleição seja associada apenas a Lula.

O levantamento da Quaest foi encomendado pela rádio Tupi.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.