Datafolha: Gilson Machado (PL) tem maior rejeição (39%) no Recife

Candidato à reeleição, João Campos (PSB) tem o menor índice de rejeição (8%)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

O ex-ministro do Turismo e candidato do PL à Prefeitura de Recife Gilson Machado é quem tem a maior rejeição dos eleitores, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (05). O instituto questionou os entrevistados sobre em quem não votariam de jeito nenhum na disputa. Eles puderam citar mais de um nome.

Depois do bolsonarista, ficam Ludmila (UP), com 35%, Daniel Coelho (PSD), 32%, Tecio Teles (Novo), 29%, Victor Assis (PCO), 28%, Simone Fontana (PSTU), 27%, e Dani Portela (PSOL) com 26%. Por último, com a menor rejeição, está o candidato à reeleição João Campos (PSB) com 8%.

Gilson Machado é candidato do PL no Recife e ex-ministro do Turismo - Isac Nobrega/Presidência da República

O Datafolha entrevistou 910 eleitores no Recife nos dias 03 e 04 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e tem o protocolo PE-05223/2024 na Justiça Eleitoral.

A pesquisa de intenções de voto mostra João Campos (PSB) com 74%, o que lhe daria vitória no primeiro turno. No levantamento de 22 de agosto, o candidato à reeleição marcava 76%. Houve, portanto, uma oscilação dentro da margem de erro de três pontos.

O Datafolha mostra um empate técnico múltiplo na segunda colocação. Gilson Machado (PL) tem 9% das intenções de voto. Ele oscilou três pontos percentuais, no limite da margem de erro, em relação à última pesquisa.

Daniel Coelho (PSD), com 5%, e Dani Portela (PSOL), com 4%, mantiveram os percentuais do levantamento anterior. A diferença entre os três está dentro da margem de erro. Ludmila (UP) tem 1% das intenções de voto, após não pontuar na pesquisa anterior.

A rejeição é um dos principais desafios para a campanha de Gilson Machado Neto (PL). O candidato tenta se vincular ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para crescer nos índices de intenção de voto e recuperar a parcela de direita do eleitorado que flerta com o prefeito João Campos (PSB).

Ao mesmo tempo, Gilson tem o desafio de evitar ser impactado pela rejeição do bolsonarismo no eleitorado.

Desde o começo da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, Gilson e o candidato Daniel Coelho (PSD) têm feito críticas à gestão de João Campos, sobretudo nas áreas de educação - apontando falhas na qualidade das creches - e habitação. Daniel é apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Grau de conhecimento

O Datafolha também aferiu o grau de conhecimento dos candidatos. João Campos é conhecido por 100% dos entrevistados, seguido por Daniel Coelho (89%), Dani Portela (54%) e Gilson Machado (48%).

Tecio Teles é conhecido por 44%, Simone Fontana, 30%, Ludmila, 22%, e Victor Assis por 13%.

Em relação à pesquisa divulgada em 22 de agosto, Gilson Machado foi o único candidato que viu sua taxa de conhecimento crescer, saindo de 37% para 48%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.