Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2011 - 11h54

População aguarda abertura do velório de Alencar ao público

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Cerca de 200 pessoas esperam na porta do Palácio do Planalto a abertura do velório do ex-vice-presidente José Alencar ao público.

Em uma longa fila, a população do Distrito Federal aguarda para se despedir de Alencar --que será velado até as 23h no Salão Nobre do palácio.

Saiba mais sobre a trajetória política de José Alencar
De origem simples, Alencar gostava de contar 'causos'; saiba mais
Alencar: da infância pobre à construção de um império
Dilma e Lula voltam para enterro de Alencar
Leia especial sobre José Alencar
Veja galeria de fotos da despedida

No trajeto entre a Base Aérea de Brasília e o Planalto, poucos populares saíram às ruas para homenagear o ex-vice. O aposentado Raimundo Azevedo e a mulher, Fátima, foram a um dos viadutos do DF para ver a passagem do cortejo com o corpo de Alencar, que deixou a Base Aérea em um caminhão do Corpo de Bombeiros.

Vestido com a camisa do Brasil, o aposentado disse que a luta de Alencar contra o câncer nos últimos dez anos sensibilizou o país. "Ele é um exemplo para os políticos atuais. É uma grande perda para o Brasil, uma pessoa maravilhosa", afirmou Azevedo.

A atendente Rosimar Nascimento também saiu do trabalho numa concessionária para ver a passagem do cortejo. "Vale a pena vir homenageá-lo. São poucos os políticos que lutam, que levam a sério o que fazem e zelam pela nação brasileira."

O público vai ter acesso rápido ao velório, que será isolado por cordas para separar o corpo de Alencar da população. Cada um poderá apenas passar em frente ao corpo, sem permanecer por alguns minutos no local. Todos vão passar por detectores de metais antes de ingressar no palácio pela rampa principal.

Uma missa de corpo presente foi realizada com a participação apenas de autoridades e familiares de Alencar. Ao chegar ao palácio depois de subir a rampa, o caixão foi aberto por militares.

Bastante emocionada, a mulher de Alencar, Mariza Gomes da Silva, fez carinho no ex-vice-presidente, enquanto o presidente em exercício, Michel Temer, fez uma rápida oração.

Os três filhos, os netos e a nora de Alencar também se despedem do ex-vice-presidente na cerimônia reservada. A expectativa é que o velório seja aberto ao público em geral por volta das 13h.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página