Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2011 - 15h01

Paulinho recebe Serra e diz 'achar' que é de oposição

Publicidade

MARIANA SCHREIBER
DE SÃO PAULO

Ao lado do ex-governador José Serra (PSDB), o deputado e presidente da Força Sindical, Paulinho da Força, disse nesta sexta-feira achar que faz parte da oposição ao governo federal. O deputado é filiado ao PDT, partido que apóia o governo Dilma e que tem Carlos Lupi como Ministro do Trabalho.

Desafetos políticos há anos, Serra e Paulinho tem se reaproximado nas últimas semanas. Nesta sexta-feira, o ex-governador fez uma palestra na sede da Força Sindical em que culpou o governo pela má fase da indústria nacional. Segundo Serra, há um processo rápido e precoce de desindustrialização no país que está provocando perda de empregos.

Serra volta a negar que será candidato a prefeito de SP

"Nós estamos perdendo emprego de qualidade. O Brasil vai ficando para trás. A economia não vai ter desenvolvimento saudável, com bons empregos, com a indústria definhando", disse Serra.

Paulinho fez coro às críticas e ironizou: "Eu sou deputado da base do governo, mas agora acho que sou de oposição".

Serra afirmou que o problema da indústria são os juros altos, a elevada carga tributária e o câmbio valorizado. Paulinho aproveitou e convidou o tucano para o protesto que a Força Sindical fará em frente ao prédio do Banco Central, em São Paulo, para cobrar pela redução da taxa básica de juros. O protesto acontecerá no dia 18 de outubro, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC inicia as reuniões de dois dias para decidir se muda o atual patamar da taxa, de 12% ao ano. A maioria do mercado espera um segundo corte de meio ponto percentual.

"Agora que somos tudo [sic] de oposição, quero te convidar para a manifestação", disse Paulinho a Serra.

Serra voltou a afirmar que o BC não é um órgão independente e disse não ver nenhum escândalo no governo participar da decisão sobre os juros. Quando reduziu a taxa em agosto, o BC foi muito criticado por alguns economistas que enxergaram ingerência do Ministério da Fazenda e da presidência Dilma Rousseff na decisão.

Para Serra, o BC errou ao demorar a reduzir os juros quando estourou a crise em setembro de 2008. "Quanto a situação atual, eu acho que, se houver condições, é bom diminuir mais [os juros]", disse.

Serra não quis comentar as eleições de 2012 para prefeitura de São Paulo e voltou a dizer que não é candidato. Paulinho, que é pré-candidato a prefeito, disse que uma eventual coligação do PDT com o PSDB ocorreria apenas num segundo-turno.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página